Justiça cassa prefeito de Barra do Pirai

Decisão foi tomada ontem e atinge também o vice

O prefeito de Barra do Piraí, no Sul Fluminense, Maércio de Almeida (PMDB), teve ontem o mandato cassado pelo juiz Maurilio Teixeira de Mello Junior, titular da 93ª Zona Eleitoral. A decisão atingiu também o vice, Norival Garcia da Silva Júnior (PV). Ambos foram condenados pelo uso indevido dos meios de comunicação e abuso do poder político durante a campanha eleitoral de 2012. Na sentença o magistrado determinou que o presidente da Câmara de Vereadores assuma a Prefeitura até que seja realizada uma eleição suplementar. O prefeito ainda pode recorrer ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

Segundo a denúncia apresentada pelo Ministério Público, Maércio – que era o vice do prefeito José Luiz Anchite – foi beneficiado pelo uso da máquina administrativa e sua campanha teria sido favorecida pela cobertura jornalística tendenciosa de dois jornais locais, “O Barrense”, de propriedade da família do candidato a vice, Norival Junior, e o “Tasquim”. A propaganda irregular em favor da chapa da situação teria ocorrido de forma reiterada na emissora de rádio “RBP”, também da família de Norival, no programa “Gato Preto”, de grande audiência no município.

O MP externou que durante um comício realizado em setembro o então prefeito José Luiz Anchite prometera asfaltar ruas dos bairros Metalúrgica, Areal e Recanto, sendo que as obras foram executadas e entregues com ampla divulgação em placas que traziam fotos de Maércio, com a mensagem “compromisso cumprido” e o número 15, usado pelo candidato.

 

 

 

Envie seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.