Nova Iguaçu começa a vacinar pessoas com comorbidades de 59 a 57 anos e profissionais de educação de 59 a 57 anos

A Prefeitura de Nova Iguaçu, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, inicia, na próxima semana, a vacinação contra a Covid-19, seguindo o Plano Nacional de Imunização, do Ministério da Saúde, para pessoas com comorbidades entre 57 e 59 anos e profissionais da educação de 57 a 59 anos. A cidade também tem um novo ponto de vacinação, que foi aberto na Clínica da Família Maraú, em Austin, nesta sexta-feira (23), totalizando 22 locais de imunização contra a doença.

A vacinação de pessoas com comorbidades terá início, na segunda-feira (26), pelas mulheres de 59 anos. Na terça (27) será a vez dos homens nesta faixa etária. Na quarta (28), mulheres de 58 anos serão imunizadas. Na quinta (29), os homens de 58 anos. As mulheres de 57 anos serão vacinadas na sexta (30). No sábado (1/5), homens desta mesma idade poderão procurar um dos pontos de vacinação.

Os pertencentes ao grupo de comorbidades são portadores de diabetes, pneumopatias crônicas graves, hipertensão arterial (estágios 1,2 e 3), insuficiência cardíaca, hipertensão pulmonar, cardiopatia hipertensiva, síndromes coronarianas, valvopatias, miocardiopatias, pericardiopatias, arritimias cardíacas, cardiopatias congênitas no adulto, doença cerebrovascular, doença renal crônica, imunossuprimidos, anemia falciforme, obesidade mórbida, síndrome de down, cirrose hepática,portadores de próteses valores, portadores de dispositivos cardíacos implantados, além de doença da aorta, dos grandes vasos e fístulas arteriovenosas.

Para serem vacinados, é preciso apresentar comprovante assinado por médico, contendo assinatura e registro no conselho de classe, que demonstre pertencer a um destes grupos de comorbidades; documento de Identidade com foto; CPF ou Cartão Nacional de Saúde; Comprovante de Residência, três últimas receitas, com validade máxima de seis meses.

Os profissionais de educação –  professores, pessoal administrativo, merendeiras, pessoal de apoio (serventes e vigias) –  também começam a integrar a programação de imunização em Nova Iguaçu. Na segunda-feira (26) serão as mulheres com 59 anos. Na terça-feira (27) será o dia dos homens desta idade. Na quarta-feira (28), as mulheres de 58 anos serão vacinadas. Na quinta (29), será a vez dos homens profissionais com a mesma idade. Na sexta (30), mulheres de 57 anos e, no sábado (1/5), os homens desta faixa etária.

Os profissionais da educação para serem vacinados, devem estar com carteira de identidade como foto; CPF ou Cartão Nacional de Saúde; três últimos contracheques de instituição de ensino localizada em Nova Iguaçu. Já os profissionais de saúde com idade superior a 26 anos que ainda não se vacinaram podem comparecer a qualquer ponto de vacinação com os documentos necessários. Já os idosos acima de 60 anos que não se vacinaram, podem comparecer a qualquer ponto, preferencialmente, na parte da tarde.

Para a segunda dose da vacina, são esperados profissionais de saúde e os idosos maiores de 65 anos vacinados com a Coronavac (Cartão Azul) até o dia 12 de abril e também os vacinados com a Astrazeneca (Cartão Laranja) até 28 de fevereiro. Quem tiver com o prazo da segunda aplicação ultrapassado, também poderá comparecer para garantir a completa imunização.

O horário de funcionamento da campanha é das 8h30 às 16h, com exceção aos sábados, que vai até as 14h.  A lista completa com os endereços dos postos de vacinação contra a Covid-19 e o calendário de imunização estão em: www.novaiguacu.rj.gov.br/semus/vacinacao-covid/calendario/.

(Com a Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Nova Iguaçu).

Envie seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.