E a saúde? Vai bem, obrigado!

Os investimentos da Secretaria de Saúde em estrutura física e equipamentos fizeram do atendimento médico e odontológico do município referência na região (Fotos: Vitor Nantes)

Casimiro de Abreu amplia rede e vira referência em atendimento

Referência na região, o setor de saúde de Casimiro de Abreu vai fechar o ano com o investimento total de R$ 55 milhões, R$ 18 milhões apenas no último quadrimestre e as ações desenvolvidas a partir de 2009 levaram o município a atingir 100% de cobertura na Atenção Básica. “Apesar das dificuldades financeiras pelas quais passamos, estamos encerrando o ano, o último de nossa gestão, com grandes avanços, sendo exemplos na educação e destaque em termos de saúde pública. Temos agido de forma transparente na aplicação dos recursos dos quais dispomos para governar, atuando dentro do que determina a lei, com visibilidade, fiscalização, avaliação e controle, prestando contas quadrimestralmente na Câmara de Vereadores do montante e das fontes de recursos aplicados”, diz o prefeito Antonio Marcos Lemos, destacando a atuação do administador Edson Mangefesti como secretário de Saúde.

Para ampliar a cobertura foram construídas oito UBS (Unidade Básica de Saúde) e quem tem dificuldade para se locomover é atendido em casa pelas equipes do Núcleo Saúde da Família. Entre as ações que contribuíram para melhorar o atendimento na rede municipal estão investimentos em uma nova maternidade, as melhorias que transformaram o hospital municipal em referência nas urgências e emergências para a região; a implantação do Resgate 24 Horas de Barra de São João, do Caps no primeiro distrito e a modernização do Espaço de Saúde Mental (também em Barra de São João).

“Na verdade a saúde de Casimiro de Abreu é referência em atendimento em vários setores, inclusive em odontologia, serviço que o município presta através do Centro de Especialidades Odontológicas. Superamos as metas em todas as campanhas de vacinação, atuamos com rigor no combate ao aedes aegypit de forma a não permitir o surto de doenças transmitidas pelo mosquito. Hoje temos implantados e funcionamento todos os programas recomendados pelo Ministério da Saúde”, pontua o prefeito, revelando que o volume de atendimento vem crescendo a cada ano e os números dos últimos quatro meses mostram isto: foram 1.028 atendimentos de periodontia no CEO; 1.149 Resgate 24; 18.177 em fisioterapia; 6446 consultas de especialidades, 51 635 exames laboratoriais, 25.253 visitas realizadas pelos agentes comunitários de saúde; 8.329 consultas médicas nas UBS e 933 consultas de pré-natal.

 

Matérias relacionadas:

Dames receberá uma cidade melhor que a que ele deixou

Casimiro de Abreu confirma pagamento de dezembro e 13º salário

Educação de Casimiro fecha mais um ano com nota 10

Envie seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.