Hospital Geral de Nova Iguaçu convoca população para doar sangue; estoque de O+ está em nível crítico

O número de doações de sangue caiu cerca de 40% no Hospital Geral de Nova Iguaçu (HGNI) nas últimas semanas e o estoque voltou a atingir níveis abaixo do ideal. Apesar de todos os tipos sanguíneos serem necessários, é urgente que pessoas do grupo O+, que é um dos mais utilizados pela unidade, façam sua doação. O banco de sangue funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 12h30 e fica localizado próximo à recepção geral.

O HGNI tem capacidade para receber 40 doadores por dia. A meta do hemonúcleo é atingir média de 600 bolsas de sangue coletadas por mês. Devido ao baixo número de doações, o diretor-geral, Joé Sestello, fez um apelo para que a população doe sangue. “Somos um hospital de emergência de portas abertas que atende a Baixada Fluminense. Precisamos que as doações de sangue sejam feitas regularmente para que nosso estoque esteja abastecido e pronto para atender o paciente que precisa. Contamos mais uma vez com a solidariedade e o apoio da população”.

Uma das grandes necessidades é a doação de sangue do grupo sanguíneo O+, que pode ser utilizado para transfusão em pessoas do tipo A+, B+, AB+ e o próprio O+. De acordo com o médico hematologista do HGNI e coordenador do banco de sangue, Achilles Menezes, este tipo de demanda preocupa. “Estamos com o estoque baixo de todos os grupos, mas o que me chama a atenção é o O+, que é nossa maior necessidade. Convoco os doadores e aqueles que possam ser doadores, acima de 16 anos, com autorização dos pais, até os 69, para vir doar sangue”, destaca.

O rubro-negro Denilson dos Santos Ribeiro, de 39 anos, aproveitou a segunda-feira (15) para ir ao HGNI doar sangue pela primeira vez. Embalado pela vitória do Flamengo por 5 a 0 sobre o Athlético Paranaense pelo Campeonato Brasileiro, no domingo (14), ele conta que sempre teve vontade de ajudar quem precisa através deste gesto solidário.

“Minha grande motivação é de ajudar as pessoas que estão precisando de transfusão. É um sentimento maravilhoso saber que estou podendo ajudar alguém. Pretendo voltar a doar sangue outras vezes”, conta ele.

Eduardo Silva do Nascimento, de 45 anos, também compareceu ao HGNI nesta segunda-feira (15) para doar sangue para a tia de um amigo, que está internada. Ele conta que há mais de 20 anos pratica este gesto de solidariedade com o próximo. “Doar sangue é doar vida. Eu acredito que se doarmos um pedacinho da gente para outra pessoa, essa pessoa vai se tornar feliz. Essa é a minha motivação para doar sangue. Pretendo chamar mais pessoas para vir aqui doar”, ressalta.

 Quem pode doar – Podem doar sangue pessoas dos 16 aos 69 anos, sendo que os maiores de 60 devem ser doadores com regularidade. É necessário estar bem de saúde e pesar mais de 50 kg. Não é preciso estar em jejum. Basta evitar alimentos gordurosos nas últimas quatro horas e não ingerir bebida alcoólica no dia anterior.Todo processo leva cerca de 15 minutos para coletar uma bolsa de 450 ml, que pode ajudar a salvar até quatro vidas. O Hospital Geral de Nova Iguaçu fica na Avenida Henrique Duque Estrada Meyer, 953, Posse.

Envie seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.