
O centro de apoio vai funcionar em Mauá
Quando setembro chegar os idosos residentes na localidade de Mauá e nos bairros próximos passarão a contar com um centro de saúde voltado para eles, uma unidade de apoio que funcionará com uma equipe multiprofissional para atendimento especializado. A informação foi dada pela secretária de Saúde Carine Tavares durante encontro com os representantes da comunidade. Carine vem percorrendo o município para dialogar com os moradores e conhecer as necessidades de cada bairro. “Depois de estudarmos muito a população dessa região, chegamos a conclusão que nós temos um grande número de idosos e optamos por criar o centro de especialidade”, explica a secretária.
De acordo com a coordenadora de Atenção Básica, a proposta e por para funcionar uma estrutura com serviço diferenciado e humanizado para os idosos. “Contaremos com uma equipe multiprofissional para acolher, direcionar e desenvolver atividades preventivas. Dentre elas atividades físicas, atendimento psicológico e social, distribuição e entrega de medicação para pacientes crônicos, como diabéticos e hipertensos, por exemplo”, diz, informando ainda que não se trata de uma unidade do Programa Saúde da Família, mas de apoio para facilitar o acesso da comunidade.
Também foi apresentada aos moradores a proposta de fazer oficinas de aproveitamento dos alimentos, atividades educativas e educação nutricional para os idosos, implantando, inclusive, uma horta, que será implantada pela Secretaria de Agricultura Sustentável, que vai entrar com os insumos, capacitação e orientação técnica no plantio. “Trata-se de um projeto piloto e a ideia é expandir para outras unidades de saúde”, concluiu a coordenadora.
Matérias relacionadas:
Magé reforça atendimento odontológico
Com menos dinheiro Magé reestrutura Saúde da Família