E a Cedae vai instalar cerca de 10 mil hidrômetros na cidade
Com a conclusão de dois novos reservatórios prevista ainda para este ano, a Cedae espera acabar com o problema da falta d’ água que assola alguns bairros de Queimados. As obras estão sendo feitas nos bairros Vila Nascente e Vila São João, onde a Prefeitura doou os terrenos necessários ao projeto. São os reservatórios Queimados I e Camburi, partes do Programa de Abastecimento de Água para a Baixada Fluminense, composto ainda de uma elevatória Austin, do Booster Queimados-Austin, além da implantação de 103 km de rede e da instalação de 10 mil hidrômetros. “Desapropriamos os terrenos para tornar possível a construção desses reservatórios que serão os responsáveis por abastecer diversos bairros e vão beneficiar mais de 200 mil moradores de Queimados e de cidades vizinhas”, disse o prefeito Carlos Vilela.
O reservatório Queimados I terá capacidade para cinco milhões de litros d’água. Está sendo construído com estrutura metálica, com previsão de entrega em até quatro meses. Já o Camburi vai armazenar 2,5 milhões de litros e será inauguração até o fim do ano. Ao todo já foram assentados no município 103 km de adutoras, troncos e redes de distribuição, restando apenas 300 metros de tubulação para conclusão das obras de assentamento.
Os dois reservatórios serão abastecidos pela elevatória que está sendo construída em Austin e deverá ser entregue em março. A capacidade de bombeamento é de até 1.128 litros de água por segundo. Essa unidade vai operar em conjunto com a adutora Austin-Queimados, que já está funcionando.