‘Cuca Fresca’ abre o carnaval em Rio das Ostras

Saúde Mental entra no clima da folia para alegria dos pacientes do CAPS

Quem esteve hoje na Praça São Pedro, em Rio das Ostras, pode cair na folia com um bloco para lá de especial, o ‘Cuca Fresca’, formado por pacientes do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) e da Residência Terapêutica, com apoio da equipe da Saúde Mental do município. A paciente  Ivanete Moura, disse que desde criança gosta de carnaval e que o bloco é muito divertido. “É muito bom sair do Caps e ver outras pessoas. O que mais gosto no carnaval é a alegria, o colorido e as fantasias. Além disso, fizemos uma homenagem ao doutor Castilho que é muito querido”, contou Ivanete, com brilho no olhar. Os próprios pacientes fizeram um samba enredo em homenagem a Edilberto da Veiga Castilho, médico psiquiatra que acompanha a Saúde Mental em Rio das Ostras. 

Para a gerente da Residência Terapêutica, Andréa Satler, o bloco Cuca Fresca proporcionou um dia especial para os pacientes. “Essa é a primeira experiência deles com Carnaval e é muito bom vê-los animados. Tem gente que está internado há 35 anos. Estamos dando dignidade aos pacientes e, com certeza, eles nunca vão esquecer esse momento”, declarou.

A secretária de Saúde de Rio das Ostras, Rosimeri Azevedo, também prestigiou o evento e falou de sua importância. “É um momento de socialização e que mostra ainda a humanização com que os profissionais da Saúde se dedicam junto a essa frente de trabalho. Quando os pacientes souberam que o bloco iria sair, ficaram muito felizes e poder proporcionar isso traz uma imensa alegria para todos nós”, conclui a secretária.   

Envie seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.