Moradores da Baixada comemoram os avanços em obras de saneamento

Implantação de mais de 9 quilômetros de redes de esgoto em Japeri contribui com a qualidade de vida de quem vive na região

Foto: Divulgação/Águas do Rio

A Baixada Fluminense está passando por uma transformação significativa com o avanço das obras da rede de esgoto. Em Japeri, até o momento, mais de 9 quilômetros de redes foram implantados pela Águas do Rio, um marco importante para a infraestrutura de saneamento da região. O projeto já beneficia centenas de moradores e reflete o compromisso da concessionária com a saúde, a dignidade e a preservação ambiental.

A moradora do bairro Cosme e Damião, Andrea Cristina Alves, conta como a obra trouxe um alívio esperado há anos. “Nosso esgoto era jogado diretamente na rede de água pluvial. A Águas do Rio chegou e instalou uma nova rede de esgoto. Agora, as outras ruas também estão sendo beneficiadas e a vida de quem mora aqui está melhorando”, comemorou.

Francisco Vicente, também morador do bairro, relembra as dificuldades enfrentadas antes das obras. “Muitos moradores não tinham dinheiro para fazer sumidouros e criavam fossas em suas casas. Na época em que chegamos aqui, só existia uma rede pluvial e o esgoto era despejado diretamente em um córrego, desembocando no Rio Guandu. Agora, com a nova rede de esgoto, esses problemas vão ser resolvidos e vamos contribuir com a recuperação do rio, que é tão importante”, comentou.

O diretor executivo da Águas do Rio, Felipe Esteves, enfatizou a importância do projeto para a saúde pública e o meio ambiente. “Estamos muito satisfeitos com o progresso das obras. Alcançar mais de nove quilômetros de rede implantada é um marco importante, mas este é só o início. Vamos concluir a primeira fase até o final deste ano e, com a operação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Queimados, a qualidade de vida dos moradores vai melhorar significativamente. Este projeto não só melhora a saúde pública, mas também contribui para a preservação do meio ambiente”, destacou.

O projeto de saneamento em Japeri e Queimados envolve um investimento de R$ 640 milhões e visa a instalação de aproximadamente 700 km de redes de esgoto, além da construção de mais de 60 estações elevatórias. As obras também terão um impacto positivo no meio ambiente, especialmente no Rio Guandu, que deixará de receber esgoto in natura. Com a conclusão do projeto, cerca de 51 milhões de litros de esgoto deixarão de ser lançados diariamente no manancial, melhorando a qualidade da água que abastece 80% da Região Metropolitana do Rio de Janeiro.

Envie seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.