Fórum de Segurança reúne 400 pessoas e discute caminhos para reduzir a violência

O deputado estadual Delegado Carlos Augusto defendeu leis mais firmes para reduzir a impunidade – Foto: Divulgação

O auditório da UNIG ficou pequeno na noite desta segunda-feira (6). Cerca de 400 pessoas se reuniram para acompanhar o 1º Fórum de Segurança Pública de Nova Iguaçu, promovido pela Comissão de Segurança Pública da Câmara Municipal, presidida pelo vereador Igor Porto, e reuniu autoridades, especialistas e estudantes num debate sobre o papel do município no enfrentamento à violência.

Logo na abertura, Igor Porto destacou a importância de uma atuação conjunta entre o município e o Estado, defendendo também o fortalecimento da Guarda Municipal, com presença efetiva nas ruas. “A segurança pública é responsabilidade de todos. Precisamos de uma atuação coordenada para garantir mais proteção à população”, afirmou o vereador.

O deputado estadual Delegado Carlos Augusto lembrou que leis mais firmes são essenciais para reduzir a impunidade. Já o senador Carlos Portinho ressaltou a necessidade de o Estado retomar territórios dominados pelo tráfico e pelas milícias. O deputado federal Jones Moura reforçou o pedido de novas convocações da Guarda Municipal, elogiando o trabalho da Comissão dos Aprovados.

Os delegados Mauro César e Marcelo Carregosa, junto com o auditor da Controladoria-Geral do Estado, Raphael de Lemos, trouxeram reflexões sobre transparência, tecnologia e prevenção da criminalidade.