Itaguaí: Ministério Público abre inquérito para apurar condições de atendimento do hospital público da cidade

Denúncias dando conta de que o Hospital Municipal São Francisco Xavier estaria recebendo pacientes infectados pelo coronavírus sem as condições de higiene e segurança adequadas, a 1ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva da Saúde da Região Metropolitana I, instaurou Inquérito Civil para apurar como está funcionando a unidade mantida pela Prefeitura de Itaguaí.

As denúncias recebidas através da Ouvidoria do Ministério Público dão conta de que o HMSFX não contaria com falta de equipamentos de proteção individuais, respiradores e testes diagnósticos, além da existência de vetores de doenças e ausência de separação dos pacientes infectados com o novo coronavírus dos demais. O MP foi comunicado ainda de que funcionários com sintomas da covid-19 estariam sendo obrigados a trabalhar para atender à demanda, “sendo-lhes negado direito a licença médica, mesmo após perícia realizada pelo próprio município”.

A 1ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva da Saúde estabelece prazo de 24 horas para que a Secretaria Municipal de Saúde de Itaguaí apresente esclarecimentos sobre a situação do hospital. O MP quer que a Vigilância Sanitária e o Conselho Regional de Medicina façam uma vistoria emergencial para averiguar se há, realmente, servidores com sintomas da doença sendo obrigados a trabalhar, além das demais irregularidades relatadas.

Envie seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.