Meriti é o único município do Rio com leitos de covid-19 habilitados junto ao Ministério da Saúde, o que garante repasse de mais recursos

Na semana em completou 100 dias de enfrentamento à covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, o município de São João de Meriti foi contemplado com a habilitação dos  30 leitos de UTI do novo Hospital Municipal Abdon Gonçalves (antigo PAM Meriti), inaugurado no dia 20 de maio, junto ao Ministério da Saúde. Com isso, a cidade recebe mais verba para o combate ao coronavírus. A habilitação foi publicada no Diário Oficial da União do dia 25 de junho.

Com mais de 13 mil habitantes por quilômetro quadrado, a maior densidade demográfica do Brasil e até da América Latina, São João de Meriti tinha todas as características para ser uma catástrofe e ter um alto número de óbitos desde que começou a pandemia do novo coronavírus, segundo estudo de uma instituição paulista. Antes que o estudo fosse divulgado, o município, sob orientação de um prefeito médico, foi o primeiro da Baixada Fluminense a adotar medidas de proteção e de isolamento social por meio de decretos e ações.

100 dias de luta –  Na segunda quinzena de junho, a cidade tinha uma taxa de mortalidade muito abaixo da esperada, ocupando o quinto lugar deste triste ranking, atrás dos municípios do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, São Gonçalo e Nova Iguaçu. Segundo projeção da Secretaria Municipal de Saúde, cerca de 600 meritienses poderiam ter perdido a vida, vítimas da covid-19, se não fossem as ações assertivas da prefeitura.

Nestes 100 dias após a emissão do primeiro decreto (6.333 de 16 de março de 2020), a Uma das medidas apontadas como mais importantes foi a abertura do Hospital Municipal de São João de Meriti: após não ter o pedido da criação de um hospital de campanha atendido pelo governo estadual, as obras do antigo Posto de Assistência Médica – PAM, que já estavam em andamento, ganharam atenção especial e a obra foi adiantada com recursos da prefeitura, para criação urgente de leitos, passando a funcionar como hospital municipal.

Envie seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.