Nova Iguaçu implanta central para monitoramento de informações em saúde, um serviço de inteligência epidemiológica

Em Nova Iguaçu, está ativo e em pleno o funcionamento o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde. O CIEVS-NI é um serviço de inteligência epidemiológica da Vigilância em Saúde que permite a identificação, o monitoramento e a resposta do Sistema Único de Saúde (SUS) frente às epidemias e outras emergências de saúde pública. Com ele é possível oferecer uma ação de bloqueio e combate mais rápida e eficaz por parte do município.

O CIEVS-NI faz um acompanhamento de riscos à saúde pública, funcionando 24 horas por dia, durante todo o ano. Seu objetivo é averiguar a veracidade e relevância de todo caso notificado, em conjunto com as áreas técnicas da Vigilância em Saúde e às unidades de saúde públicas e privadas localizadas no território do município.

O CIEVS-NI fica no posto de saúde Vasco Barcelos, na Rua Cel. Bernardino de Melo, Centro de Nova Iguaçu. Oito técnicos de saúde foram treinados para atuar como verdadeiros sentinelas, ampliando a detecção precoce das emergências. Para recebimento e identificação das notificações imediatas de doenças, agravos e eventos de saúde pública, há número telefônico e e-mail disponíveis como meio de comunicação permanente e eficiente. O CIEVS-NI se integra à rede nacional de respostas rápidas, interligada com o Ministério da Saúde e a OMS.

CIEVS-NI (Centro de Saúde Vasco Barcelos)

Endereço: Rua Cel. Bernardino de Melo, 1895 – Centro, Nova Iguaçu

Telefone: 2667-1278

Horário de atendimento: 8h às 17h

(Com  a Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Nova Iguaçu)

Envie seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.