Ministério Público quer o fim do nepotismo em Magé: Promotoria recomenda que prefeito demita a parentada

Elizeu Pires

Em recomendação ao prefeito de Magé, Renato Cozzolino Harb (foto), a 2ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva (núcleo local), aponta para exoneração de quatro secretários municipais, que, segundo o Ministério Público, “se enquadram na hipótese de nepotismo”. Nessa situação estão Felipe Menezes de Souza, secretário municipal de Esporte, Turismo, Lazer e Terceira Idade, cunhado do prefeito e a noiva de Renato, Lara Adario Torres, nomeada para comandar a Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, além de Samyr Amorim Harb, tio, titular da Secretaria de Infraestrutura.

No documento também aparece a vice-prefeita Jamille Cozzolino Harb Menezes, irmã do prefeito, nomeada ao cargo de secretária de Educação. De acordo com o documento, Renato Cozzolino tem prazo de dez dias para informe ao Ministério Público se acatou ou não a recomendação. Em caso de descumprimento uma ação judicial deverá ser impetrada.

Tomada no âmbito de um inquérito civil instaurado pelo MP, a decisão é no sentido de recomendar também que o prefeito “se abstenha de nomear pessoas que se enquadrem na hipótese de nepotismo e passe a exigir que os nomeados para cargos políticos não eletivos, cargos em comissão e funções de confiança ou contratados temporariamente, subscrevam declaração atestando que não se encontram nas situações vedadas pela Súmula Vinculante n° 13 (nepotismo) do Supremo Tribunal Federal”. 

Matérias relacionadas:

Magé tem um “governo de família”: Prefeito inicia gestão nomeando cunhado, tio e primos para o primeiro escalão

MP vai investigar possível nepotismo nas prefeituras fluminenses: Só o prefeito de Magé nomeou sete parentes para o primeiro escalão

Envie seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.