Itatiaia: Imberê nomeou secretário que gosta de se apresentar como policial e tem condenação por uso de documento falso

Elizeu Pires

Marcelo foi preso em operação do Ministério Público

Ao que tudo indica, para ocupar um cargo no primeiro escalão do governo interino instalado no município de Itatiaia em 1º de janeiro deste ano, não precisa ter ficha limpa. Pelo menos é o que sugere a nomeação de Marcelo de Oliveira Pinheiro para comandar a Secretaria de Planejamento. Pinheiro – preso no dia 29 de abril na Operação Aphantropia, junto com o até então secretário de Saúde , Marcus Vinicius Rebello Gomes –, segundo foi apurado pelo Ministério Público, é o homem que se teria se apresentado como delegado da Draco para pressionar um funcionário lotado no almoxarifado do hospital da cidade a atestar nota fiscal de recebimento de produtos comprados pela Prefeitura não entregues em sua totalidade.

Marcelo e Marcus têm ligações próximas com os donos da empresa Latex Hospitalar – contratada sem licitação por R$ 3 milhões para fornecer equipamentos de proteção individual ao município –, também presos na operação. Eles aparecem como sócios de Rafael Mendes Gonçalves Silva e Guilherme Van na Erven Corretora de Seguros. Os dois já figuraram como donos da empresa MLB Comércio e Serviços de Materiais Hospitalares, também em sociedade com Rafael e Guilherme.

Folha corrida –  De acordo com o que foi apurado, o secretário de Planejamento nomeado pelo prefeito interino Imberê Moreira Alves tem um histórico de registros policiais que não o abona para nenhuma função pública, muito menos a de secretário de um governo que se propõe sério.

“Pesquisando o seu histórico de registros policiais, observa-se que Marcelo possui em seu desfavor diversos registros de ocorrências, entre eles  por falsidade ideológica, estelionato e uso de documentos falsos. Consta ainda, o registro de ocorrência nº 016-06181/2012, onde Marcelo teria, falsamente,  se apresentado como Policial Civil. Marcelo já foi condenado nas penas do art. 304 c/c art. 297, ambos do  Código Penal – Processo nº 0400435-47.2013.8.19.0001”, diz trecho de um documento ao qual o elizeupires.com teve acesso.

Doutor delegado” – A revelação de que o até então secretário de Planejamento de Itatiaia se apresentou como delegado da Draco para pressionar pelo o atesto de notas de entrega da Latex Hospitalar foi feita pelo servidor Júlio Cesar Fernandes em depoimento prestado na 99ª Delegacia Policial no dia 25 de março.

Preocupado com o fato de ter assinado uma nota sem que a totalidade dos itens nela apresentada tivesse sido entregue e por ter sido procurado por promotores de Justiça em seu local de trabalho no dia 23 daquele mês, Júlio procurou a Polícia e contou que, na manhã do dia 23 de março ele se encontrava em seu local de trabalho e foi informado através de uma ligação telefônica, por volta das 10h, por outro servidor, que Marcus Vinícius estaria indo ao almoxarifado colher assinaturas suas em outras notas de materiais que também não tinham sido entregues, e que Marcus chegou e falou que estaria lá acompanhado de um “delegado de polícia de nome Marcelo”, que seria “da Draco, que também seria dono da empresa Latex Hospitalar”.

*O espaço está aberto para manifestação da Prefeitura de Itatiaia e dos citados na matéria.

Matérias relacionadas:

Itatiaia: Investigações sugerem que o setor de Saúde teria sido tomado de assalto

Itatiaia: Castelo em ruínas tem novos ocupantes

Itatiaia: Ações do MP impediram gastos suspeitos no total de R$ 25 milhões que seriam feitos em nome do combate à Covid-19

Secretário de Saúde de Itatiaia e mais quatro são presos por fraude em compras sem licitação em nome do enfrentamento da Covid-19

Envie seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.