Ex-prefeito de Carmo volta a ser preso por corrupção: contratos feitos a partir de licitações fraudadas somaram cerca de R$ 40 milhões

Ladeira já havia sido preso pelo mesmo motivo em março

O ex-prefeito de Carmo, cidade do interior do estado do Rio de Janeiro voltou para a cadeia. Paulo Cesar Ladeira tinha sido preso em março deste ano na primeira fase da Operação Chorume e foi recolhido nesta segunda-feira (7), na segunda fase da operação realizada pelo Ministério Público, com apoio de agentes da 112ª DP. Ao todo foram cumpridos oito mandados de prisão expedidos pela 1ª Vara Criminal Especializada da Capital. De acordo com as investigações, um esquema de fraude foi montado para contratação do serviço de coleta de lixo. Os contratos, apurou o MP, somaram cerca de R$ 40 milhões e foram feitos com duas empresas, a Limpeza Urbana e a Forte Ambiental.

As investigações apontaram ainda como integrantes do esquema a vereadora Rita Estefânia Gozzi Farsura, o ex-secretário de Meio Ambiente, Ronaldo Rocha Ribeiro e empresário Murilo Neves de Moura, que foram denunciados por corrupção ativa, passiva, associação criminosa e prevaricação. O inquérito levou também aos empresários Wesley Ferreira Pessanha, Celciomar Ferreira Pessanha e Selma Ferreira Pessanha, apontados como proprietários de fato das duas empresas contratadas.

O MP se pautou nos relatórios do Tribunal de Contas do Estado, que apontou diversas irregularidades na licitação vencida pela empresa Limpeza Urbana. O edital não foi publicado em jornal de grande circulação e foi observado indício de sobrepreço no custo estimado da tonelada de lixo, na ordem de 148%.

Pelo que foi apurado pelo MP, em 2019, após a empresa Limpeza Urbana ter sido alvo de um escândalo de corrupção no estado do Espírito Santo, Cesar Ladeira rescindiu o contrato com a empresa e realizou nova licitação, que foi direcionada para a Forte Ambiental, dos mesmos donos da Limpeza Urbana.

Matérias relacionadas:

Ex-prefeito de Carmo enterrava em sítio dinheiro de propina recebida da empresa que fazia a coleta de lixo na cidade

Mais um escândalo no interior: Contrato da coleta de lixo em Carmo foi superfaturado em quase 150%, aponta auditoria do Tribunal de Contas

(elizeupires.com com informações da Assessoria de Comunicação do MPRJ)

Envie seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.