Deputado cobra urgência no pagamento de salários dos trabalhadores da saúde de UPA em Nova Iguaçu, que registra atrasos de até três meses

O deputado estadual Filippe Poubel (foto) pediu urgência ao governador Cláudio Castro (PL) e ao secretário de Saúde, Alexandre Chieppe, para o pagamento dos médicos e demais profissionais que trabalham na UPA 24h do bairro Botafogo, em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. As equipes estão há três meses sem receber os salários. Segundo os trabalhadores, penas parte do salário de setembro foi pago aos médicos, e os vencimentos de outubro e novembro permanecem em aberto.

“É uma covardia o que estão fazendo com esses funcionários da saúde. Muitos vivem só daquele plantão, é falta de respeito trabalhar sem o mínimo, que é a dignidade do salário”, afirmou Filippe Poubel, que denunciou o caso no plenário da Assembleia Legislativa.  

O deputado tem percorrido unidades de saúde em todas as regiões do Estado do Rio, para cobrar das autoridades mais celeridade na resolução dos problemas. Nessas fiscalizações, Poubel encontrou UPAs com precariedade de infraestrutura, falta de equipamentos, ausência de profissionais, médicos dormindo em horário de trabalho enquanto pacientes aguardavam horas por atendimento. A situação da UPA de Nova Iguaçu, no bairro Botafogo, surpreendeu.

“A UPA está bem estruturada, aparelhos funcionando, todos os médicos estavam presentes e trabalhando, mesmo sem nenhum vínculo empregatício. Não vou deixar esses chefes de famílias que salvam vidas sem retorno, estarei cobrando com veemência na Alerj, além de apresentar um requerimento de informações à Secretaria de Saúde quanto aos salários. Já falei com o governador, que disse ter ordenado uma solução. Vamos continuar em cima”, disse o deputado Filippe Poubel.

Envie seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.