Hospital da Posse disponibiliza exame de alta complexidade que ajuda no diagnóstico de doenças do coração

O Hospital Geral de Nova Iguaçu (HGNI), que é uma das principais emergências da Baixada Fluminense, passará a fazer o exame de ecocardiograma transesofágico em pacientes internados que precisam confirmar o diagnóstico de alguma doença cardíaca. A expectativa é que o agendamento já comece nesta semana.

A oferta do novo exame irá colaborar para reduzir o tempo médio de permanência do paciente internado e também é uma forma de enfrentar a superlotação, problema diário na unidade. Isso porque o exame será feito dentro do HGNI, sem necessidade de transferir o paciente. Anteriormente, quem precisasse do ecocardiograma transesofágico era inserido no sistema de regulação, aguardava a liberação da vaga para ser transferido a outra unidade. Todo esse processo levava cerca de três meses, gerando transtorno com locomoção e assistência.

“Tínhamos dificuldade em fazer este exame pela baixa oferta de vagas no Estado. Adquirimos o equipamento para realizar o exame nos pacientes internados no HGNI. Isso amplia não só a segurança assistencial aos pacientes e profissionais, como também reduz o custo que teríamos com uma futura transferência”, explica o diretor-geral do HGNI, Joé Sestello.

O ecocardiograma transesofágico é um exame auxiliar feito através de uma sonda que passa pelo esôfago da pessoa, acessando o coração. Isso permitirá ao médico ver o órgão através do cristal óptico que existe na ponta da sonda, com melhor resolução. Com a visão de maior qualidade é possível, se houver a necessidade, verificar uma patologia, fechar um diagnóstico cardíaco e iniciar o tratamento o mais breve possível.

(Com a Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Nova Iguaçu)

Envie seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.