Japeri adota medidas para prevenir nova onda da Covid

Atendimento ao público, consultas médicas e atividades com aglomeração de pessoas estão suspensos. Profissionais de saúde serão alocados nos centros de triagem

A Prefeitura de Japeri irá adotar algumas medidas para prevenir uma nova onda da doença na cidade. A gestão determina por meio de decreto municipal que a partir desta sexta-feira (14) a Unidade Mista de Engenheiro Pedreira e o Posto de Saúde Japeri Centro estão com as consultas médicas suspensas até o dia 31 deste mês. Os profissionais serão alocados nos Centros de Triagem onde atuarão no combate ao vírus e as consultas serão reagendadas.

O documento determina a suspensão do atendimento presencial ao público nos órgãos da administração pública municipal direta e indireta, a limitação de 70% do público em alguns locais, proibição da realização de eventos e atividades que envolvam aglomeração de pessoas, inclusive do Carnaval (ainda que previamente autorizada), pelo prazo de 15 dias. É recomendado à população que não realize ou permaneça em aglomerações nos espaços públicos, sendo permitido apenas o deslocamento.

No texto é definido o limite de 70% de ocupação de qualquer atividade comercial, como: mercados, restaurantes, mercearias, sacolões, peixarias, açougues, lanchonetes, padarias, loja de material de construção, confeitarias, salões de beleza, barbearia, bares, feiras livres e de artesanatos, academias de ginástica, entre outras atividades. Além disso, é obrigatório a demarcação de dois metros entre as pessoas que acessam os estabelecimentos comerciais.

Já os cultos poderão ser realizados, desde que haja limitação de público a 70% da sua capacidade de lotação, evitando a aglomeração de pessoas. Além disso, o uso de máscara, inclusive ao ar livre, e o distanciamento social continuam sendo obrigatórios na cidade. “Pedimos que todos os moradores colaborem para prevenir que Japeri tenha um novo surto da doença. É importante que todos se cuidem e completem o esquema vacinal contra a Covid-19”, alertou a Prefeita, Drª Fernanda Ontiveros.

Além dessas regras, o comprovante de vacinação contra a Covid-19 é obrigatório para acessar e permanecer em espaços que comportem aglomeração e circulação de pessoas, como academias de ginástica, atividades de entretenimento, conferências, convenções e feiras comerciais. Para comprovar, é necessário apresentar o certificado digital como o Conecte SUS ou a caderneta de vacinação.

Medidas para os servidores –  Seguindo as orientações propostas pelo Ministério da Saúde, qualquer servidor ou empregado público que apresentar febre, tosse seca, dor de garganta, dificuldade para respirar, entre outros sintomas respiratórios, deverá realizar o teste para verificação da presença do vírus. Em caso do resultado positivo, o agente público deverá permanecer em isolamento domiciliar pelo período determinado pelo médico.

Atualmente, não há casos de Ômicron. “Nossos exames são encaminhados para o laboratório da Fundação Oswaldo Cruz. Caso algum resultado dê positivo para a nova variante, somos informados imediatamente pela equipe”, explicou a secretária de Saúde, Ana Luiza Affonso.

Síndrome gripal –  Para melhor atender a população, a gestão municipal conta com dois Centros de Triagem, sendo um em Japeri e o outro em Engenheiro Pedreira, além de uma ala exclusiva para internação no anexo da Policlínica Itália Franco. Os Centros, que funcionam de segunda a sexta-feira, oferecem atendimento médico, exames e vacina contra a Covid-19.

Os moradores que apresentarem sintomas como febre, dor de garganta, nariz entupido, espirro, entre outros, podem procurar um dos Centros de Triagem, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, com identidade, CPF, comprovante de residência e cartão do SUS. Vale ressaltar que os pacientes só devem se dirigir a Policlínica Itália Franco somente em caso de emergência.

Moradores e trabalhadores da cidade com 12 anos ou mais que ainda não se vacinaram contra a Covid-19 podem procurar uma das sete unidades de saúde, de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h, e garantir a imunização.

(Com a Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Japeri)

Envie seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.