Direito à propriedade em favela é tema de documentário

Filme reflete a participação da sociedade no desenvolvimento das comunidades

De um lado, um conjunto habitacional de prédios simples. Do outro, uma favela. Essas são as primeiras imagens do minidocumentário em 360º New Hope, que conta a história de Kuka, Letícia e Samuel, moradores da comunidade de Nova Esperança, em São Paulo. O filme tem dois objetivos: assegurar o direito de propriedade dessas pessoas às suas casas e incentivar o empreendedorismo, principal fonte de renda das famílias que vivem à margem da sociedade e das estruturas legais de formalização da moradia e do trabalho.

Quem acompanha e relata a realidade dos moradores de Nova Esperança é o diretor Executivo do Students For Liberty Brasil (SFLB – https://studentsforliberty.org/brazil/), Nycollas Liberato. “A ideia aqui não é simplesmente retratar a vida dentro da comunidade, mas oferecer as ferramentas administrativas necessárias para que essas pessoas tenham suas moradias de forma digna e segura, possibilitando o acesso à educação e saúde, além do apoio para que se desenvolvam e integrem a sociedade”, fala Liberato.

Para isso, o SFLB tem levado às comunidades o projeto Brasil Empreende, uma iniciativa que começou dentro das universidades e expandiu para as escolas públicas com o objetivo de mostrar para a população marginalizada que é possível pensar e planejar o futuro. “A visão de quem mora na favela é tolhida. Eles são ensinados a não pensar tão longe e a nossa missão é mostrar que existem outros caminhos, que é possível pensar além do salário do mês ou do bico necessário para pagar as contas. O Brasil Empreende busca empoderar as pessoas falando sobre empreendedorismo”, defende.

O minidocumentário New Hope está disponível na internet (ainda em versão inglês, com legendas em Português no YouTube): https://www.atlasnetwork.org/stories/a-new-hope. O vídeo foi realizado graças à conquista do SFLB na competição internacional promovida pela Atlas Network, apoiadora de iniciativas e lideranças liberais em todo o mundo.

No Brasil desde 2012, a entidade é um braço do Students For Liberty, maior organização estudantil em prol da liberdade do mundo, presente em 110 países. A organização sem fins lucrativos tem como propósito educar, desenvolver e empoderar a próxima geração de líderes da liberdade.

Envie seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.