Jovens são chamados a combater fake news nas eleições

Projeto do Instituto Palavra Aberta, #FakeToFora capacita estudantes na criação de coletivos e clubes de checagem

Com o início da campanha eleitoral, o combate à disseminação de fake news se torna ainda mais urgente. No último ano, os jovens foram amplamente incentivados a participar do processo eleitoral e atento a este movimento, o Instituto Palavra Aberta desenvolveu um programa especial, chamado #FakeToFora que visa conscientizar os jovens sobre a responsabilidade deles na não propagação de informações falsas. 

O Instituto Palavra Aberta, por meio de pesquisas, seminários e campanhas, promove a liberdade de expressão, a liberdade de imprensa e a livre circulação de informação como pilares fundamentais para o desenvolvimento de uma sociedade forte e democrática. Apoiado por algumas das mais relevantes instituições do País, como por exemplo o TSE, desde 2019, desenvolve o EducaMídia – considerado o maior programa de Educação Midiática do mundo e que já impactou mais de 4 milhões de alunos e 17 mil professores de escolas públicas brasileiras.

#FakeToFora capacita educadores e estudantes de todo o país para que promovam ações e reflexões no preparo para as votações. O projeto oferece uma metodologia para que os estudantes criem um coletivo ou clube de checagem, em que terão a oportunidade de praticar a leitura reflexiva das informações.  Os materiais são gratuitos e enfatizam o papel da educação midiática na construção da cidadania. 

Todo o material está disponível no site oficial da iniciativa. 

Envie seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.