Aperibé pode ter nova eleição ainda este ano

Prefeito cassado em primeira instância tem parecer contra em recurso no TRE

Tramitando no Tribunal Regional Eleitoral, o recurso impetrado pelo prefeito Flávio Diniz Berriel, o Dezoito, e o vice-prefeito Ronald de Cássio Daibes Moreira recebeu ontem (20) parecer contrário do Ministério Público, que defende que a sentença de cassação dos mandatos dos dois, proferida em agosto do ano passado pela juíza da 34ª ZE, Cristina Sodré Chaves, seja mantida. Quem acompanha de perto o processo e conhece as provas apresentadas pelo MP, acredita que a cassação de ambos será confirmada pelo TRE e que uma eleição suplementar poderá acontecer ainda este ano para a escolha de um novo prefeito.

Conforme o elizeupires.com havia informado no dia 10 de agosto de 2017, durante a campanha eleitoral de 2016 Aperibé, uma pequena cidade do Noroeste Fluminense, viveu um escândalo ainda maior que o verificado em 2012, quando o prefeito Flávio Gomes de Souza (PSB) – que concorria à reeleição – , foi acusado de trocar cestas básicas e eletrodomésticos por votos. Ele foi condenado a perda do mandato em todas as instâncias e resolveu renunciar antes da notificação final, sendo substituído por Dezoito, que era presidente da Câmara de Vereadores. Dezoito fez ainda pior e foi denunciado pelo MP por um esquema de captação ilícita de votos que teria custado cerca de R$ 500 mil aos cofres da Prefeitura. Segundo a Promotoria, ele usou dinheiro da municipalidade para comprar materiais de construção e doar a moradores de um bairro da periferia, nas vésperas das eleições do ano passado.

O MP passou a agir quando recebeu uma denúncia dando conta de que cabos eleitorais a serviço de Dezoito estavam distribuindo notas com direito a aquisição de materiais de construção numa empresa que tinha contrato de fornecimento com a Prefeitura, os itens eram entregues nos conjuntos populares do bairro Ponte Seca em caminhões da Germar Materiais de Construção, que em agosto de 2016 (dois meses antes da eleição) teve emitidas a seu favor notas de empenho no total de cerca de R$ 500 mil.

Durante uma operação de busca e apreensão na empresa a promotoria encontrou 50 notas referentes ao período setembro e do dia 1º de outubro, com nome e endereços das pessoas beneficiadas e com a descrição dos materiais e a quantidade, sendo que dez delas tinham a descrição “autorizado 18”, uma referência ao apelido do prefeito, usado na campanha e registrado na urna eletrônica.

Matérias relacionadas:

Prefeito de Aperibé tem o mandato cassado pela segunda vez

Compra de votos pode gerar perda de mandato em Aperibé

Compra de votos pode ter feito a diferença em Aperibé

Envie seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.