Paracambi ganha projeto ambiental com bolsa estudantil

Prefeito eleito já começou a atuar em Brasília para garantir projetos importantes para o município

Divulgação/PR

Nesta sexta-feira (18), o Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ) em Paracambi inaugura o projeto socioambiental Jovens Líderes pelo Clima, feito através de convênio com a Transpetro. A medida foi articulada pelo deputado estadual e prefeito eleito da cidade, Andrezinho Ceciliano, junto ao presidente da empresa, Sérgio Bacci.

“Fico muito feliz em informar que, um ano após nossa audiência com o presidente da empresa, em que discutimos a necessidade de projetos para enfrentar as crises climáticas do nosso século, nossa cidade será contemplada com um grande projeto de educação ambiental, voltado para a formação de jovens líderes pelo clima”, escreveu o prefeito eleito nas redes sociais.

O projeto vai contemplar, com bolsa de R$ 450 durante 10 meses, 100 jovens de 16 a 29 anos (50 por ano) estudantes da FAETEC, do IFRJ e das escolas estaduais no município, com preferência para aqueles que residem nos locais próximos aos dutos da empresa. Eles também ganharão uma bicicleta e equipamentos de proteção.

O curso é composto por 10 módulos que abordam temas como mudanças climáticas, educação ambiental, mobilidade sustentável, transição energética, dentre outros. O projeto conta ainda com um carro elétrico e um ecoposto solar, ambos utilizados como ferramentas didáticas.

As inscrições começam em 30 de outubro de 2024, com seleção através de entrevistas e redações. As aulas terão início em 7 de janeiro de 2025

No périplo que fez nesta terça (15) e ontem por Brasília junto com o pai, André Ceciliano, o prefeito eleito de Paracambi, deputado estadual Andrezinho Ceciliano, teve encontros com a ministra da Saúde, Nisia Trindade e com o presidente Lula, que prometerem ajudar Andrezinho a levar projetos importantes para Paracambi.

No encontro com Lula, André Ceciliano foi convocado a retomar seu posto de secretário Nacional de Assuntos Federativos, e a tendência é que aceite.

Envie seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.