● Elizeu Pires

A presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Carmem Lucia (foto), transferiu para a próxima quinta-feira (7), o julgamento dos processos que estavam na pauta da sessão de hoje (5), entre eles o de número 0600379-88.2024.6.19.0105, referente a um agravo apresentado pelos advogados do prefeito de Itaguaí, Rubem Vieira de Souza, o Rubão, contra a impugnação de seu registro de candidatura, uma ação que deveria ter sido concluída em fevereiro, mas tem entrado e saído de pauta deste então.
A sessão desta terça-feira foi tomada pela solenidade de posse de dois novos ministros, Estela Aranha e Floriano de Azevedo. A ministra Carmem Lúcia pediu desculpas aos advogados que estavam inscritos para se manifestarem durante o julgamento e explicou que não haveria tempo suficiente.
De acordo com alguns observadores, pode até acontecer de o processo do prefeito de Itaguaí nem ser concluído esta semana, pois, em tese, os ministros recém-empossados não teriam conhecimento dos autos e poderiam vir a apresentar pedido de vistas.
Conforme já foi revelado, Rubão foi o candidato mais votado para prefeito no pleito de 2024, mas sua candidatura teve o registro impugnado pelo juízo eleitoral local, decisão confirmada pelo Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro, que entendeu tratar-se de uma tentativa de se obter um terceiro mandato consecutivo, o que é vedado pela legislação.