
O Colégio Estadual Marechal Zenóbio da Costa, em Nilópolis, teve o melhor desempenho em redação no Enem 2024 entre todas as 1.222 escolas da rede estadual do Rio de Janeiro. Com média de 864,73 pontos no quesito, o colégio superou os resultados históricos da unidade e alcançou também o maior número absoluto (31) e o maior percentual (56,3%) de alunos com notas acima de 900 pontos.
O segredo para o sucesso? O projeto Redação 1K, criado e conduzido pela professora Luciana Varella, que transformou o desempenho da escola a partir de 2022 com foco em técnica, autoestima e estratégia textual. Somente este ano, o projeto já garantiu acesso de 29 estudantes ao Ensino Superior em 2025 — 15 pelo ProUni e 14 pelo Sisu. “O Redação 1K nasceu para romper a barreira que impede tantos alunos de sonhar com o Ensino Superior. Nossa proposta é entregar técnica, confiança e um espaço seguro para que cada estudante descubra o poder da própria voz”, afirma Luciana Varella.
Mais que números expressivos, o projeto representa uma oportunidade para estes jovens, estudantes do ensino público na Baixada Fluminense. Entre muitos exemplos de superação, Luciana cita Thalys Rodrigues Santiago Isidoro. “Ele fez uma redação quase perfeita e passou em primeiro lugar para o curso de Gastronomia na UFRJ”, comemora. Sara Guedes, Juan Oliveira e Nicolle Costa são outros exemplos. Todos fizeram redação acima de 900 e foram aprovados em universidades federais.
Microdados – Os dados puderam ser observados a partir da divulgação dos microdados do Enem, divulgados no início de julho pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela aplicação do Enem. O Colégio Marechal Zenóbio da Costa, com grande participação de estudantes no exame, se destacou ao registrar a maior média entre todas as escolas da rede estadual fluminense.
Em 2025, o Redação 1K trará novidades. Os participantes receberão uma apostila produzida pela própria professora, com orientações detalhadas sobre as competências da redação e estratégias de organização textual — um reforço pedagógico que promete manter Nilópolis no topo do ranking da educação pública do estado.