Balancetes de 2019 não são encontrados no site oficial
A falta de transparência no município de Japeri, na Baixada Fluminense, não é problema só em relação às licitações, contratos e pagamentos feitos pela Prefeitura. Atinge também o fundo de pensão dos servidores, que estão preocupados com a falta de acesso aos balancetes do Previ-Japeri, pois o último documento encontrado até ontem no http://www.japeri.rj.gov.br/blogdatransparencia/receitas-instituto-de-previdencia.html, destinado pela administração municipal para divulgar as contas da instituição, é o de agosto do ano passado (confira aqui).
Os servidores querem saber, por exemplo, quanto o instituto tem investido em debêntures ou outro tipo de aplicação financeira, quanto isto tem rendido por mês, e se as contribuições descontadas em seus contracheques estão sendo repassadas sem atraso, bem como as patronais, mas as tentativas tem se tornado infrutíferas. A preocupação se torna maior diante das suspeitas de algumas contribuições estejam em atraso, inclusive mensalidades referentes a um parcelamento de débito feito em 2017.
Em abril do ano passado o Previ-Japeri chegou a ser alvo de busca e apreensão no âmbito da Operação Encilhamento, deflagrada pela Polícia Federal para apurar supostas fraudes envolvendo a aplicação de recursos de previdências próprias de municípios de vários estados em fundos de investimento sem lastro em debêntures emitidas por empresas de fachada.
Até o momento não há conhecimento oficial de possíveis perdas com aplicações malsucedidas em relação ao Previ-Japeri, mas os contribuintes querem e precisam ter acesso aos balancetes mensais através do Portal da Transparência, o que ocorreu durante todo o ano de 2017, mas deixou de acontecer depois de agosto de 2018, sem que a Prefeitura justifique a falta de acesso aos que fazem a busca através de seu portal.
De acordo com o último balancete disponibilizado, a arrecadação do instituto de previdência japeriense em agosto do ano passado foi de R$ 1.299.024,12.
O espaço está aberto para manifestação da Prefeitura e da direção da previdência municipal.
Leia também: