Servidores cobram transparência nas contas da previdência de Japeri

Balancetes de 2019 não são encontrados no site oficial

Transparência é palavra desconhecida no dicionário do poder público em Japeri

A falta de transparência no município de Japeri, na Baixada Fluminense, não é problema só em relação às  licitações, contratos e pagamentos feitos pela Prefeitura. Atinge também o fundo de pensão dos servidores, que estão preocupados com a falta de acesso aos balancetes do Previ-Japeri, pois o último documento encontrado até ontem no http://www.japeri.rj.gov.br/blogdatransparencia/receitas-instituto-de-previdencia.html, destinado pela administração municipal para divulgar as contas da instituição, é o de agosto do ano passado (confira aqui).

Os servidores querem saber, por exemplo, quanto o instituto tem investido em debêntures ou outro tipo de aplicação financeira, quanto isto tem rendido por mês, e se as contribuições descontadas em seus contracheques estão sendo repassadas sem atraso, bem como as patronais, mas as tentativas tem se tornado infrutíferas. A preocupação se torna maior diante das suspeitas de algumas contribuições estejam em atraso, inclusive mensalidades referentes a um parcelamento de débito feito em 2017.

Em abril do ano passado o Previ-Japeri chegou a ser alvo de busca e apreensão no âmbito da Operação Encilhamento, deflagrada pela Polícia Federal para apurar supostas fraudes envolvendo a aplicação de recursos de previdências próprias de municípios de vários estados em fundos de investimento sem lastro em debêntures emitidas por empresas de fachada.

Até o momento não há conhecimento oficial de possíveis perdas com aplicações malsucedidas em relação ao Previ-Japeri, mas os contribuintes querem e precisam ter acesso aos balancetes mensais através do Portal da Transparência, o que ocorreu durante todo o ano de 2017, mas deixou de acontecer depois de agosto de 2018, sem que a Prefeitura justifique a falta de acesso aos que fazem a busca através de seu portal.

De acordo com o último balancete disponibilizado, a arrecadação do instituto de previdência japeriense em agosto do ano passado foi de R$ 1.299.024,12.

O espaço está aberto para manifestação da Prefeitura e da direção da previdência municipal.

Leia também:

Falta de transparência na previdência de Silva Jardim causa preocupação: último balanço disponível é o de setembro de 2015

Apareceram os balancetes da previdência de Silva Jardim

Fundo de pensão dos servidores de Nova Iguaçu ganha mais uma vez o prêmio nacional de boas práticas previdenciárias

Envie seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.