Educação de Magé optou por adotar para este ano a matrícula online: o sistema já está funcionando

O sistema contribui para o fim das filas em frente às escolas – Foto:Divulgação?Gerson Peres

A Secretaria de Educação e Cultura resolveu inovar na realização das matrículas para o ano letivo de 2020. Esta semana foi aberto o período de novas matrículas, procedimento está sendo feito de forma on-line. A finalidade é facilitar a vida dos pais e responsáveis, acabou com as enormes filas que se formavam na porta das escolas nesta época do ano.

Como a medida em processo de adaptação e aceitação dos responsáveis. A Secretaria de Educação alerta que os papais devem ter paciência na hora de acessar o site das matrículas, pois devido ao grande fluxo de acesso a ferramenta pode sofrer congestionamento, condição considerada normal em casos que os números de acessos simultâneos ultrapassam o limite esperado.

A manicure Alessandra Nascimento, moradora de Piabetá, que no ano passado teve que dormir na fila para efetuar a matrícula, esteve na Creche Municipal Patrícia da Silva Santos, em Piabetá, para entregar a documentação do seu filho mais novo e contou como conseguiu realizar a matrícula no site da Escola Viva. “Para mim foi super fácil! Entrei no sistema, deu alguns erros, mas acredito que isso seja normal. Em seguida, entrei novamente e consegui fazer as inscrições dos meus dois filhos, tanto para a creche, quanto para a escola”, disse Alessandra, completando que também não teve dificuldades na hora de preencher os dados, pois seguiu as orientações dadas na página da Prefeitura.

Vindo do Parque Veneza, onde reside, a dona de casa Roberta Torres foi na E.M. Denise Malinosky, também em Piabetá, para concretizar a matrícula do seu filho, entregando a documentação exigida pela rede municipal. A mamãe revela que, por não saber acessar o computador, pediu ajuda para uma conhecida e, logo no segundo dia, conseguiu matricular o filho na rede. “As funcionárias da escola já haviam me explicado que, por ter muita gente tentando ao mesmo tempo, haveria dificuldade mesmo. Por este motivo, ficamos tentando durante várias horas do dia até conseguirmos. Fiquei até surpresa em ter conseguido logo no outro dia, porque pensei que iria demorar mais por causa do grande número de acessos no site”, comenta Roberta, que confessou que preferia enfrentar as quilométricas filas, pois pensa nas pessoas que não possuem ou não sabem acessar a internet.

Partindo deste princípio, a Secretaria de Educação e Cultura reforça que está disponibilizando, de segunda a sexta-feira das 9h às 20h, profissionais para atendimento presencial a fim de auxiliar quem tem dificuldade de acesso, além de disponibilizar um espaço para o responsável fazer a matrícula on-line da criança. Para isso, basta buscar a escola mais próxima. Foi assim que a autônoma, Andressa Gomes, conseguiu fazer a matrícula do seu filho para a creche.

Com o filho nos braços, a moradora do Parque dos Artistas levou a documentação de um dos mais novos estudantes da C.M. Patrícia da Silva Santos. “Quando acessei de casa, enfrentei dificuldades para carregar a página. Porém, fui em Magé, na sede da Secretaria de Educação e Cultura, e consegui rapidinho. Quando cheguei lá, pediram para eu esperar em uma sala e logo em seguida me direcionaram para um espaço com computador e internet. Acessei sozinha e consegui. Lá, foi bem rápido o acesso. Prefiro fazer on-line porque com as filas, acredito que teríamos muitos transtornos, como ficar em pé esperando durante muito tempo”, disse a mamãe.

(Com a Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Magé)

Envie seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.