Nova Iguaçu: manifestação por abertura do comércio apesar do risco de contaminação pelo coronavírus tem cara de pré-campanha eleitoral

Vestindo uma camiseta com a hashtag Globo Lixo, a advogada e servidora do Ministério Público Estadual Raquel Staziak é destaque de uma peça publicitária divulgada nas redes sociais chamando para uma manifestação neste sábado (28), repetindo o que já aconteceu hoje (27) no centro de Nova Iguaçu. Trata-se de uma carreata pela reabertura do comércio da cidade, fechado há uma semana como uma das medidas de prevenção contra o coronavírus que, até esta sexta-feira – segundo dados oficiais da Secretaria Estadual de Saúde -, contabiliza 431 casos confirmados no território fluminense, com oito óbitos.

Raquel tem se anunciado como pré-candidata a Prefeitura da cidade pelo PSL e sua aparição como estrela do movimento está sendo vista como “oportunismo e movimentação eleitoral”. Em um vídeo distribuído nas redes sociais com imagens da movimentação de hoje, um cidadão diz: “Vem Nova Iguaçu, deixa de preguiça, é tempo de trabalhar”. Na gravação ele emenda que só deve ficar em casa o grupo de risco e fecha com uma mensagem política: “Vem Nova Iguaçu, rumo à mudança”.

Os comerciantes estabelecidos no município vêm acumulando prejuízos, têm contas para pagar e estão muito preocupados com a situação, assim como os que atuam em outras cidades, mas o fechamento desses estabelecimentos, com vem acontecendo em vários países, é defendido como estratégia importante para reduzir a propagação do covid-19.

O primeiro caso confirmado – Neste sábado, no novo boletim epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde vai estar contabilizado o primeiro caso confirmado de contaminação pelo coronavírus no município. A pessoa está fora de perigo e em isolamento domiciliar com acompanhamento da Secretaria Municipal de Saúde.

Hoje à noite o prefeito Rogério Lisboa externou preocupação com um caso suspeito de covid-19 em paciente internado em estado grave. O prefeito anunciou a liberação para funcionamento das casas de materiais de construção e de lanchonetes, com uma ressalva: as lanchonetes poderão abrir as postas a partir deste sábado, mas os clientes não poderão consumir no interior dos estabelecimentos. “Não podemos admitir aglomeração de pessoas de forma alguma”, afirmou.

*Matéria atualizada às 23h50 para acréscimo de informações.

Envie seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.