Vices de ontem, adversários de hoje: ex-companheiros de chapa vencedoras em 2016 vão se enfrentar direta ou indiretamente nas eleições deste ano em Queimados, Guapimirim e Magé

Machado, a esquerda, foi vice de Vilela numa chapa indicada por Max

O policial militar Carlos Machado de Oliveira passou mais de uma década no grupo que governa Queimados desde janeiro de 2009. Ocupou cargos e em 2016 foi companheiro de chapa do prefeito Carlos Vilela. Em dezembro de 2019, na semana em que sua esposa foi exonerado do cargo de secretária de Saúde ele anunciou que estava se desligando do grupo e que disputaria a eleição para prefeito este ano. No último dia 15 ele revelou que estava renunciando como vice-prefeito para configurar-se como oposição de verdade aos olhos dos eleitores. Como vai explicar os quase 11 anos de ligação com o grupo liderado pelo deputado os eleitores queimadenses terão de esperar pela campanha para ficarem sabendo…

A história de Machado é quase a mesma a verificar-se em Guapimirim e Magé, também na Baixada Fluminense. Só que nesse dois municípios a disputa será indireta. No caso de Guapimirim o vice-prefeito Ricardo de Oliveira Almeida, o Pastor Ricardo, não  concorre a prefeito, assim como o deputado estadual Vandro Lopes Gonçalves, Vandro Família, ex-vice-prefeito de Magé. Os dois optaram por apoiar adversários de seus ex-aliados.

Ricardo, à esquerda, é vice de Tringuelê, mas está fora do governo

Rupturas repetidas – Rompido com o prefeito Jocelito Pereira, o Zelito Tringuelê, Ricardo, que nos meios políticos é visto mais como “ovelha desgarrada” do que como pastor, apoia a pré-candidata Marina Pereira da Rocha Fernandez (PMB), a deputada menos votada no estado do Rio de Janeiro em 2018, somando apenas 12.294 votos, 5.844 deles em Guapimirim.

O histórico do pastor na política local é de rompimento.  Na gestão do então prefeito Marcos Aurélio Dias, Ricardo era apontado como super secretário, como o homem que mandava mais que o prefeito, mas acabou atropelado pelo poder. No governo Tringuelê, apesar de ser o vice e ter cargos, não durou muito também.

Insatisfação inexplicada– Também policial militar, Vandro Lopes Gonçalves é mais conhecido em Magé como Vandro Família. Ele entrou para a vida pública em 2012, quando conquistou um mandato de vereador. Em 2016 foi escolhido para ser o companheiro de chapa do prefeito Rafael Santos de Souza, o Rafael Tubarão e foi um dos raros casos de vice com participação efetiva no governo, tanto que não teve muitas dificuldades para, nos braços do prefeito, ser eleito deputado estadual.

Rafael e Vandro eram vistos como inseparáveis, porém…

Vandro hoje é adversário indireto de Rafael Tubarão, que escolheu o presidente da Câmara de Vereadores, Rogério do Vale, para disputar sua sucessão.

No final do ano passado Vandro ensaiou um rompimento, mas tudo voltou às boas, até que em julho ele anunciou que estava se desligando do grupo. O que se comenta nos meios políticos locais é que família queria ser o candidato a prefeito do governo. Na semana passada ele fechou apoio ao pré-candidato a prefeito pelo PSC, Ricardo Correa de Barros, o Ricardo da Karol.

Envie seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.