Prefeitos de Belford Roxo e Caxias lideram em suas cidades, mas qual dos dois vai levar a melhor em Queimados?

Com mais peso na balança eleitoral – segundo pesquisa do Ibope, que lhe confere 83% das intenções de voto – que Washington Reis, que tem 60% de acordo com a consulta do Virtus, o prefeito de Belford Roxo, Wagner dos Santos Carneiro, o Waguinho, estaria se movimentando também em Queimados, bem com o seu colega de Duque de Caxias, que, com menos roda na saia, apoia uma candidatura oposta a escolhida por Waguinho, que optou por Carlos Machado (DEM), numa atuação de bastidores que já está dando o que falar na cidade e gerando queixas.

É que na conta de Waguinho e de sua assessoria para esses assuntos, estão caindo as movimentações percebidas como esforço para enfraquecer a aliança em torno de Zaqueu Teixeira (PSD), que já teria perdido o DC e estaria quase ficando sem o PDT, por conta de manobras de bastidores e conversas ao pé do ouvido.

A turma de Waguinho nega isso e diz que ele está mais preocupado com sua reeleição, enquanto o pessoal de Zaqueu reforça que estariam jogando pesado para lhe tirar algumas legendas de apoio, como Washington tentou fazer contra o prefeito de São João de Meriti, João Ferreira Neto, em São João de Meriti.

Oposição, mas nem tanto – Lançado na disputa através e uma coligação formada pelos partidos Avante, Patriota, PDT, PL, DC, PMB e PSD, o ex-deputado estadual Zaqueu Teixeira é visto em Queimados como “única oposição” ao grupo do ex-prefeito Max Lemos, hoje deputado estadual e candidato a prefeito de Nova Iguaçu. Quem vem acompanhando a campanha em Queimados já percebeu que todos os demais candidatos batem nele e poupam o candidato do governo, Lenine Lemos, que disputa pelo PSDB e contaria com o apoio velado de Washington Reis. Segundo o grupo de Teixeira, o candidato que mais bate em Zaqueu é justamente Machado, do qual não se tem percebido uma espetadela sequer em Lenine.

“As coisas em Queimados estão muito estranhas. Tem candidato que diz ser de oposição, mas se comporta como linha auxiliar, batendo forte em quem se opõe de verdade ao nome do governo. Há, também, as intervenções de fora, um jogo pesadíssimo”, lamenta um observador mais atento.

*A pesquisa feita pelo Ibope em Belford Roxo está registrada no TSE sob o número RJ-08405-2020. A de Duque de Caxias, realizada pelo Virtus, tem como registro no TSE RJ-06338-2020.

Envie seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.