Itatiaia vira alvo de boato sobre suspensão de pleito suplementar, que está confirmado pelo TRE para o segundo domingo de março

● Elizeu Pires

A impressão nos meios políticos locais é de que determinado grupo se acha dono da Prefeitura

A eleição suplementar de Itatiaia está confirmada para o dia 13 de março de 2022, quando, finalmente a pequena cidade do Sul Fluminense terá prefeito e vice-prefeito eleitos pelo povo, o que deveria ter acontecido no último dia 12 de setembro, quando o ex-prefeito Eduardo Guedes apostou suas últimas fichas numa liminar do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Ricardo Lewandowski, embora só conseguisse com isso tumultuar a vida do município.

Como o ministro, em outubro, cassou sua própria liminar e deu sinal verde para eleição suplementar, cuja data já foi definida pelo TRE – inclusive com a publicação do calendário do novo processo eleitoral -, Dudu, ao que tudo indica, teria mudado de estratégia para manter a posse do seu objeto de desejo, a “caneta de ouro” de Itatiaia.

Após uma terceira derrota no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) referente a um processo de irregularidades no Demonstrativo de Regularidades de Atos Partidários (DRAP), o político, que havia conseguido confundir Lewandowski com informações falsas que retardaram a eleição de setembro, parece ter voltado ao poder administrativo local, ainda que indiretamente. Isso porque, no último dia 15, Dudu conseguiu emplacar o vereador Tiago Moreira, o Tiaginho, como novo presidente da Câmara o que, consequentemente, alçou o vereador ao cargo de prefeito interino. Pelo menos essa é a interpretação de quem acompanha a política na cidade.

Isso porque o rapaz, pato novo na lagoa da política, foi cargo comissionado no governo de Guedes para quem, dizem os conhecedores da política local, Tiaguinho continuaria batendo continência, o que deverá esvaziar ainda mais uma possível candidatura do jovem, uma vez que, a população não enxerga identidade política própria no rapaz, a não ser a de “secretário do Dudu”.

Se já não consegue convencer a população, Tiaguinho dificilmente conseguirá atrair apoiadores. Tanto que ele e Dudu já estariam correndo contra o tempo na busca por apoio político. Na verdade, o vale tudo voltou à cena, inclusive com o desespero levando à disseminação de boatos sobre uma suposta terceira suspensão da eleição suplementar.

Matérias relacionadas:

Eleitores de Itatiaia voltam às urnas no dia 13 de março

Decisão do STF joga por terra todas as tentativas do grupo de Dudu Guedes para evitar eleição suplementar em Itatiaia

Envie seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.