Itatiaia: Pesquisas registradas por institutos desconhecidos deverão ser veiculadas esta semana, às vésperas da eleição suplementar

● Elizeu Pires

No próximo domingo (13) os eleitores de Itatiaia, município do Sul do estado do Rio de Janeiro, voltarão às urnas em pleito suplementar para escolha de prefeito e vice. A nova eleição foi marcada porque o ex-prefeito da cidade, Eduardo Guedes, o Dudu, teve a votação anulada. O registro de candidatura dele sofreu duas impugnações. Uma pelo fato de ele estar tentando um terceiro mandato consecutivo, e outra por conta de fraude na convenção partidária que indicou um ex-vereador da cidade, Sebastião Mantovani, o Jabá, como vice.

A campanha eleitoral entrou na última semana com grande expectativa entre os políticos locais e seus cabos eleitorais, por conta do disse-me-disse em relação às pesquisas de intenção de votos realizadas por institutos desconhecidos no mercado, o que gera desconfiança entre os que entendem realmente do assunto. Dados oficiais da Justiça Eleitoral revelam que as pesquisas registradas podem ser cartas nas mangas dos postulantes a cargo políticos, mas isso depende muito da credibilidade do órgão contratado para realizá-las.

Na última sexta-feira (4), o Grupo de Administracao e Marketing do Vale Do (Gramvap) registrou na Justiça Eleitoral uma pesquisa que teria sido iniciada três dias antes. Pelo que consta na página oficial do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a empresa sediada em Taubaté (SP) se “autocontratou” pelo valor de R$ 8 mil para fazer o levantamento, já que o nome Gramvap  aparece como contratada e contratante. De acordo com o que consta na página do TSE, a pesquisa feita pela contratante e contratada será divulgada a partir de quinta-feira (10).

Como não é possível saber qual candidato, ou se há algum candidato, por trás da Gramvap, os observadores mais atentos da política local dizem que o partido do candidato Irineu Nogueira, PTB, teria ficado com a pulga atrás da orelha com possíveis resultados duvidosos. Tanto que o PTB, no último sábado (5), também registrou um levantamento, ao custo de R$ 10 mil, que será divulgado a partir de sexta-feira (11), a dois dias do pleito. Neste caso, a pesquisa será feita pelo Instituto de Formação Profissional, Projetos, Pesquisa e Estatistica (Infoppe) com sede em Niterói (RJ).

Envie seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.