Prefeita de Japeri recorre à Polícia e à Câmara contra vereador: Para ela o parlamentar estaria forçando a barra com “denunciação caluniosa”

● Elizeu Pires

Voz mais barulhenta da oposição ao governo de Japeri na Câmara Municipal, o vereador Thiago da Silva Silva Souza (PSC), mais conhecido no município como Thiago Careca, foi alvo nesta quinta-feira (7) de duas representações feitas pela prefeita Fernanda Ontiveros (PDT). Ela deixou o cartório da 65ª Delegacia Policial no início da noite, onde foi registrar queixa contra o parlamentar por “denunciação caluniosa”. Antes ela protocolou expediente no Poder Legislativo por possível quebra de decoro por parte do vereador.

Na Delegacia a prefeita narrou ter recebido um envelope de remetente não identificado, no interior do qual havia um pen drive com áudio do vereador Thiago Careca, gravação que revela a vontade de criar de um movimento para afastá-la do cargo, e sugere a veiculação de notícias falsas, com o objetivo de vincular o nome dela a supostas irregularidades. Segundo a prefeita registrou na Polícia, o parlamentar vinha veiculando o nome dela a fatos que não ocorreram sua gestão.

Já na Câmara, a representação da prefeita fala de graves de “indícios de quebra de decoro”. A gravação, que deverá ser submetida a uma perícia técnica, destaca a estratégia de se criar “um movimento que envolve uma grande rede social”, para assegurar o apoio popular instalação de uma comissão de inquérito na Câmara, o que a prefeita entende ser um esquema de propagação de notícias falsas. “Se eu fizer o movimento que envolve uma grande rede social todo mundo vai pedir (a CPI)”, diz um trecho da gravação.

Suspeitas – Em outro trecho da representação a prefeita destaca: “Como podemos observar pelo o áudio juntado em anexo, destoa grande movimentação supostamente do vereador denunciado para afastar a  prefeita do Poder Executivo. Inclusive, pelo o desenrolar do áudio podemos observar que a negociação vai além do viés político e já pairando para negociação de valores monetários para que seja votada a CPI. Não só esse grave fato está por trás do áudio apresentado, mas também podemos ver que o vereador supostamente atropelaria os prazos regimentais, tudo para chegar ao escárnio objetivo de, a qualquer custo, e mesmo sem fundamentação legal tentar afastar uma representante democraticamente eleita pelo povo”.

Fernanda cita que o vereador “não indica qualquer ilegalidade ou irregularidade da prefeita nos exercícios de suas funções, mas age com artimanhas para tentar afasta-la de suas funções, tumultuando o processo eleitoral, o que sem dúvida causará grande desestabilidade e descrédito no meio político municipal.  E, por fim, verifica-se que supostamente estaria sendo financiado por uma terceira pessoa que haveria contato com outros pares dentro da própria Câmara de Vereadores, conclusão que se extrai no trecho final do áudio”.

Vazamento – O vereador Thiago Careca vem fazendo oposição ao governo há mais de um ano, e aumentou bastante o tom nos últimos meses. O que se comenta nos ambientes políticos locais é que ele pretende cassar a prefeita para entregar o governo ao vice, Carlos Januário, não sem antes se eleger presidente da Câmara para o biênio 2023/24.

Quando criticado pelos que acham que ele não estaria se comportando de maneira republicana, Thiago responde, como ele mesmo já disse ao elizeupires.com. Diz que está fazendo apenas o seu papel de vereador, “fiscalizando as ações do governo”.

Agora, com o vazamento do áudio, ficou claro que se a intenção do vereador for mesmo a de empurrar a prefeita para fora da Prefeitura, vai precisar dar uma arrumada em sua própria casa, pois a gravação sugere que ele estava reunido com alguns de seus pares, e tudo indica que a gravação foi vazada por alguém do grupo.

*O espaço está aberto para manifestação dos citados na matéria.

Envie seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.