Fracassa mais uma tentativa de tomada do poder em Japeri

Justiça barra CPI que já vinha sendo comemorada como garantia de derrubada da prefeita da cidade

● Elizeu Pires

Intenção seria tirar Fernanda da Prefeitura e empossar o vice Carlos Jauário

Ainda não vai ser dessa vez que o grupo comandado pelo vereador Thiago Careca, reforçado com a participação do presidente do Poder Legislativo, Walter Trajano, vai conseguir entregar a Prefeitura de Japeri ao comando do vice-prefeito Carlos Januário. É que em decisão tomada no fim da tarde de ontem (22), o juiz Leopoldo Heitor de Andrade Mendes Junior, da 1ª Vara local,  suspendeu os trabalhos de uma Comissão Parlamentar de Inquerito formada pela Câmara de Vereadores a toque de caixa,  com o objetivo de afastar a prefeita Fernanda Ontiveros.

Essa é a terceira derrota do grupo. A primeira se deu no travamento – também pela Justiça – de um inquérito policial. A segunda foi imposta pelo Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ), que arquivou três denúncias apresentadas por Thiago. A corte de contas apontou falta de provas das supostas irregularidades apontadas por ele.

A decisão do magistrado se deu em mandado de segurança impetrado pelo governo, pelo fato de a denúncia apresentada contra a prefeita não ter sido submetida às comissões de Comissão e Justiça, e de Ética, além do fato de o presidente da Casa ter sido escolhido para presidir a CPI, o que não poderia ocorrer, uma vez que tecnicamente ele é um dos interessados no afastamento da prefeita, já que assumiria o governo interinamente, uma vez que o vice-prefeito Carlos Januário é candidato a deputado e não poderia ser empossado enquanto estiver na disputa eleitoral.

A disputa pelo poder vem sendo travada desde o início do ano, o que é revelado em áudios de uma reunião que o vereador Thiago Careca teve com outros membros da Casa, não deixa-se claro que a intenção é tirar a prefeita da cadeira e assumir o governo, onde o grupo pretenderia ficar “de 16 a 18 anos”.

Envie seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.