Movimento pela substituição de vice cresce entre aliados de Castro

Washington Reis tem condenação de sete anos e dois meses por crime ambiental

● Elizeu Pires

Com julgamento pautado para esta terça-feira (30), o candidato a vice-governador Washington Reis (foto), foi o assunto mais comentado nos ambientes do Palácio Guanabara e da Assembleia Legislativa nos últimos dias, e a impressão que se tem é a de que cresceu muito o movimento pela substituição do ex-prefeito de Duque de Caxias por um nome menos arriscado e de maior aceitação entre as lideranças políticas, principalmente entre os prefeitos da Baixada Fluminense, já que a maioria dos governantes da região torce o nariz para Reis, cujo comportamento arrogante tem afastado muita gente do governador Claudio Castro.

Como já foi revelado, a 2ª Turma do Supremo Tribunal Federal vai julgar o recurso impetrado pela defesa de Washington contra uma sentença de sete anos e dois meses imposta a ele por prática de crime ambiental. Reis está inelegível deste março do ano passado, porque a liminar que suspendia os efeitos da condenação foi derrubada pela mesma Turma. Com base nisso a Procuradoria Regional Eleitoral pediu a impugnação da candidatura a vice-governador, o que foi uma motivação a mais para os que querem a substituição dele levantarem mais alto bandeira.

“Washington não é confiável e não tem a liderança que vende por aí. Dos 13 prefeitos da Baixada Fluminense pelo menos nove não o querem como vice-governador. Ele tem um histórico de se meter nos municípios vizinhos. Em 2020 ele se movimentou em vários deles, atuando até mesmo contra prefeitos que estavam buscando a reeleição. Se deu mal. Perdeu em todos nos quais meteu o bedelho. Entendo que o governador vacilou nessa, pois esse cara não soma o suficiente. Além disso, pelo projeto pessoal de poder que tem, pode ser uma ameaça para o governador no futuro, bancando um processo de impeachment”, diz um defensor de Castro com grande influencia na política no estado.

Matérias relacionadas:

Tem liderança na Baixada Fluminense torcendo para a saída de Washington Reis da chapa de Claudio Castro

Recurso que está mantendo Washington Reis livre vai ser julgado dia 30

Envie seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.