Ainda no papel, maternidade de Japeri já mexe com o tabuleiro político

● Elizeu Pires

Na semana passada, ciceroneada pelo secretário Especial de Assuntos Federativos da Presidência da República, André Ceciliano (PT), a prefeita de Japeri, Fernanda Ontiveros (PDT), esteve em Brasília, cumprindo uma pauta que vai garantir a retirada do papel da tão esperada maternidade pública para a cidade mais pobre da Baixada Fluminense, mas disputada politicamente como se fosse a de maiores recursos.

Fernanda sentou-se à mesa acompanhada de integrantes de sua gestão, e na sala estava, também, o deputado estadual Andrezinho Ceciliano, figura nova na vida pública, mas cuja presença passou a ser vista a partir desta reunião como sinal de martelo batido: o PT não deverá ter candidatura própria naquele município em 2024, devendo optar mesmo por caminhar com a Dra. Fernanda, como a prefeita gosta de ser chamada.

A viagem da prefeita não foi à passeio, muito menos para uma cerimônia de beija-mão. Ela esteve lá a tratar da liberação de recursos para transformar parte da policlínica Itália Franco numa maternidade, mas trouxe na bagagem, segundo fonte próxima, também a certeza de que o segundo colocado na corrida eleitoral de 2020, o ex-vereador Helder Pedro, não terá o apoio do PT se realmente mantiver a intenção de concorrer à cadeira maior do Palácio de Madeirite, nome dado à sede da Prefeitura pelo primeiro prefeito da história do município, Carlos Moraes Costa, que, sem dinheiro, construiu em madeira a sede do governo.

O apoio de Ceciliano pai e Ceciliano filho a Fernanda não é comemorada apenas por gente do governo. Tem adversário da doutora com sorriso de orelha a orelha, pois, confirmando isto, Helder Pedro fica sozinho na pista, e abre espaço para ele pedir votos nas ruas. Com a desidratação de Helder Pedro o vereador Tiago Careca (PSC) já está se movimentando para rivalizar com a prefeita, pois o partido ele já tirou de Helder, assim como Fernanda de tirou de cima do ex-vereador o braço de André Ceciliano e o sorriso de Andrezinho.

Envie seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.