● Elizeu Pires
Domínio bolsonarista no governo do PT, a Nuclebras Equipamentos Pesados (Nuclep), recebeu duas visitas importantes nesta segunda-feira (26). Apontados nos ambientes de poder como “donos” da estatal, os deputados Julio Lopes (PP-RJ) e Aureo Ribeiro (Solidariedade-RJ), chegaram de helicóptero pela manhã à sede da estatal em Itaguaí, onde foram recebidos com todas as honras pela direção da empresa, um time unido pela manutenção do contra-almirante Carlos Henrique Seixas no cargo de presidente, que vai depender muito de ajuda política para renovar o mandato, já que caciques petistas querem ver o militar bem longe da empresa.
Embora o novo governo já tenha completado seis meses, as poucas mudanças nos quadros de comissionados na Nuclep teriam se dado apenas para substituir um bolsonarista por outro, segundo revela uma fonte ligada à estatal.
No dia 14 abril, por exemplo, o presidente da empresa nomeou um cabo eleitoral do ex-presidente Jair Bolsonaro para um cargo comissionado. O funcionário – que durante a campanha divulgou vídeo convocando para uma manifestação pró-Bolsonaro realizada em Itaguaí – era lotado no setor de ferramentaria, foi nomeado assessor da Diretoria Administrativa, mas já teria sido até promovido.
Aureo Ribeiro, por exemplo, passou a ser visto como um grande aliado pelo grupo que continua controlando a Nuclep, pois tem pressionado o governo pela manutenção de Carlos Henrique ou pelo direito de indicar seu substituto.
*O espaço está aberto para manifestação dos citados na matéria
Matérias relacionadas: