● Elizeu Pires

A onze meses das eleições municipais, os números das pesquisas de consumo interno, aquelas encomendadas pelos partidos para avaliarem o quadro em relação aos nomes que pretendem lançar, sugerem que o prefeito de Belford Roxo, Wagner dos Santos Carneiro, o Waguinho (Republicanos) deveria prestar mais atenção em seu entorno e na receptividade ao nome que pretende laçar como sucessor.
As avaliações internas apontam que isso precisa ser feito a partir de já, antes que o hoje principal adversário, o seu ex-vice e agora deputado estadual pelo União Brasil, Marcio Canella, torne ainda mais difícil a disputa entre ele Matheus Carneiro. O que aconselha isso, mais que o índice de preferência, é o elevado percentual de rejeição verificado nas consultas.
Até recentemente muitos do meio político na Baixada Fluminense duvidavam do racha em a dupla que fez sucesso nos pleitos municipais de 2016 e 2020, e apresentaram excelente performance nas eleições de 2018 e 2022, mas ninguém aposta em reconciliação política entre os dois, ainda mais com os números verificados internamente.