O prefeito Eduardo Paes, candidato à reeleição pelo PSD, foi a estrela no lançamento da candidatura de sua ex-subprefeita Talita Galhardo a vereadora pelo PSDB. O evento foi organizado por Ana Galhardo, mãe de Talita, no condomínio Jardim Marapendi, na Barra da Tijuca, e reuniu líderes de peso da política carioca, como o candidato a vice, Eduardo Cavalliere, o deputado federal Pedro Paulo e os secretários de Saúde, Daniel Soranz, e Educação, Renan Ferreirinha.
Ao começar seu discurso, o prefeito avisou: “Vai ter DR (discussão da relação) aqui hoje, gente, prepare-se!”. Ele afirmou que estava ali para reiterar o pedido público de desculpas diante dos pais, parentes e amigos de Talita por tê-la destratado publicamente em abril de 2023 em um evento na Gardênia Azul. O episódio levou a então subprefeita de Jacarepaguá a pedir exoneração.
“Eu quero reiterar aqui, diante do Janualdo (pai), da Ana (mãe), dos amigos e parentes da Talita, as desculpas públicas que já pedi a ela. Essa mulher firme e cheia de ternura soube mais uma vez mostrar toda a sua decência quando chegou e falou: tem um limite, daqui você não pode passar (..) Não tem sensação pior na vida do que ter alguém que a gente gosta muito, que gosta muito da gente, e você magoar, frustrar essa pessoa”, disse Paes.
Ele teceu diversos elogios a Talita, de quem disse ser muito amigo, pela lealdade política e pela energia e competência na função de subprefeita. “A eleicão de Talita significa a gente poder ter na Câmara uma vereadora que mostra toda a força das mulheres, com muita ternura e capacidade de articular, sem medo do enfrentamento, de fazer aquelas atividades que a sociedade considera que só os homens fazem. Ela faz com muita competência”, disse o prefeito, que encerrou gritando “Viva Talita”.
Em seu discurso, Talita disse que um vereador precisa conhecer gestão pública e ser firme para atuar em defesa dos moradores e cobrar da prefeitura o cumprimento de obrigações. “A gente tem que saber como resolver o problema do morador. Não adianta o vereador ser bem intencionado, gente boa, e nao saber qual botão apertar quando o povo precisa de alguma coisa na Ordem Pública, na Educação, na Saúde, na Casa Civil. O vereador tem que saber”, afirmou Talita.
“Eu já tenho uma lista de umas dez obras em Jacarepaguá para cobrar da prefeitura”, anunciou Talita. Prefeito e secretários brincaram simulando medo, a plateia riu e aplaudiu a candidata. “Tenho desapropriação, tenho obra. Vou pedir clínica da família, vou pedir o que for preciso. Política é de quem se impõe, sabe o que é certo e briga pelo que é certo.”
Talita lembrou ter feito “mais de 200 operações de demolição de construções irregulares, seja da milícia ou do tráfico” e disse que, apesar de segurança pública não ser atribuição direta do município, “a prefeitura pode mexer no bolso do tráfico da milícia, prejudicar o ‘trabalho’ deles, e é isso que um bom vereador tem que fazer, colocar a prefeitura para funcionar”.
O deputado Pedro Paulo também fez mea culpa por ter errado com Talita, deixando de apoiá-la como deveria, no episódio de 2023. “Quero aqui de público afirmar sua firmeza de caráter, muitas vezes enfrentando a dureza da vida, enfrentando a gente mesmo, o Eduardo. Você foi firme (…) Você nos ensinou, fazendo isso. Ensinou ao Eduardo, ensinou a mim também.”