A chapa do candidato a prefeito de Angra dos Reis Cláudio Ferreti (MDB), da coligação Angra no Caminho Certo, pode estar fora das eleições do dia 6 de outubro. O motivo foi o indeferimento da candidatura de Rubinho Metalúrgico (foto) como vice-prefeito.
O juiz Carlos Manuel Barros do Souto, da 147ª Zona Eleitoral de Angra dos Reis, no Sul Fluminense, decidiu, na manhã desta quinta-feira (26), que a escolha de Rubinho para substituir Jorge Eduardo de Britto Rabha, o Jorge Mascote, no cargo não está de acordo com a legalidade.
A coligação do também candidato Renato Araújo (PL), representada pelo advogado Tiago Santos, e o Ministério Público Eleitoral (MPE) contestaram a entrada de Rubinho na chapa.
Segundo o MPE e o juízo de Angra dos Reis, a substituição de Mascote não foi realizado de acordo com os procedimentos previstos na lei das eleições. “Vejo que não é lícito à coligação Angra no Caminho Certo desprezar a regra legal específica por conveniência pessoal ou política”, escreveu o juiz.
A mudança do nome de um vice-prefeito pode ser feita até 20 dias antes da disputa. De hoje até o dia 6 de outubro faltam apenas dez dias.