Empresa pública era controlada por suplente de deputado nada querido no meio
● Elizeu Pires
Conforme o elizeupires.com havia antecipado na matéria Nova Iguaçu: Mudanças devem deixar a Empresa Municipal de Limpeza Urbana menos interessante para quem pensa ser dono dela, veiculada no doa 7 de dezembro, a Emlurb deixa de existir a partir do dia 1º de janeiro.
O órgão, que, dizem na cidade, só era bom mesmo para quem o controla (leia-se Elton Cristo, suplente de deputado estadual, que o estaria confundindo com propriedade), morre e não vai deixar saudade…
No lugar da dita cuja entrará uma superpasta, a Secretaria de Serviços Delegados, que terá como titular Fábio Alves Pereira, nome de confiança do atual prefeito Rogério Lisboa e do sucessor Eduardo Reina.
O ato, já publicado no diário oficial, está sendo festejado por muitos, pois representa o enfraquecimento de Elton Cristo, que caiu ainda mais no conceito dos políticos locais quando foi à Justiça para tentar ter dois mandatos ao mesmo tempo.
Ele é suplente de deputado e tem uma vaga aberta na Alerj. Só que Cristo foi eleito vereador este ano e está achando que pode ficar na Assembleia Legislativa e voltar para a Câmara de Vereadores quando o titular do assento no Legislativo estadual retomar o mandato. Só que não, pois há uma lei municipal a lhe impedir.
A vontade de Elton se esbarra em lei municipal que o obriga a escolher entre uma Casa e outra.