IRM reúne conselheiros e prefeitos apara apesentar projetos definidos para os municípios da Região Metropolitana

O governador Claudio Castro, ao lado do presidente do IRM, Davi Perini, participou da reunião – Foto: Divulgação

Com a presença do governador Cláudio Castro, prefeitos e representantes de vários municípios, aconteceu nesta quinta-feira (3), a 15ª reunião do Conselho Deliberativo Instituto Rio Metrópole (IRM), órgão do governo estadual voltado para o desenvolvimento das cidades que integram a Região Metropolitana.

No encontro foram apresentados os planos setoriais e programas e projetos definidos para a região, nas áreas de mobilidade, saneamento, meio ambiente, tecnologia e habitação. Entre os projetos do IRM está o  Plano Metropolitano de Saneamento Básico, que reúne 104 ações, e é apontado pelo presidente do órgão, Davi Perini Vermelho. O Didê, como instrumento indispensável para a elaboração da política pública de saneamento nos 22 municípios da região, que contam com mais de 12 milhões de habitantes.

O Instituto Rio Metrópole está também voltado para ações para a mobilidade urbana em todas as cidades. Para isso foi contratada uma consultoria especializada para elaborar o Plano de Mobilidade Metropolitana e as diretrizes para a criação ou atualização dos planos municipais.

O Instituto elaborou, ainda, o Plano Metropolitano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, que definiu 57 ações importantes nesse sentido, entre elas, estudo de viabilidade para prestação de serviços regionalizados de tratamento e destinação final de resíduos sólidos; diagnóstico e proposta de intervenção para remediação de lixões; estudo locacional de uma fábrica de reciclagem de pneus, que objetivam a redução de emissões de gases de efeito estufa (GEE), aproveitamento energético, economia circular e redução das despesas com transporte e destinação final de resíduos.

Tem ainda o programa “Habitar a Metrópole”, criado para otimizar o uso do solo urbano e promover a criação de espaços urbanos mais inclusivos e sustentáveis. Focado na habitação de interesse social (HIS). O projeto visa não apenas a construção de moradias, mas também a valorização do entorno urbano por meio da criação de praças, parques e espaços de lazer, contribuindo para uma melhoria na qualidade de vida das comunidades, e tem com ações principais a identificação de vazios urbanos, elaboração de projetos de engenharia, reassentamento de moradias em áreas de risco, adequação de prédios públicos inativos, criação de espaços de lazer, praças e parques, além da revitalização urbanistica nos bairros.

“O IRM é um grande parceiro dos municípios. Estamos aqui para auxiliar os prefeitos na solução dos problemas, independente do matiz partidário. O Instituto é um órgão executivo para a Região Metropolitana do Rio de Janeiro, e nossa missão é implementar os projetos e planos apresentados que tenham sido aprovados pelo Conselho Deliberativo. Para isso contamos com total apoio do governador Claudio Castro, que tem acompanhado de perto as ações do IRM”, disse o presidente do órgão.