● Elizeu Pires

De acordo com especialistas em direito eleitoral o prefeito de Itaguaí, Rubem Vieira de Souza, o Dr. Rubão, não deveria nem ter disputado as eleições de 2024, porque já se encontrava na condição de reeleito. Concorreu com liminar, foi o mais votado, mas só tomou posse em junho, por força de uma liminar do Supremo Tribunal Federal (STF) que lhe garante o exercício do mandato até que o Superior Eleitoral (TSE) conclua o julgamento de uma ação que argui que a candidatura configurou um terceiro mandato consecutivo, o que é vedado pela Constituição.
Sofrendo com a insegurança jurídica, com obras paradas e precariedade nos serviços essenciais, moradores da cidade começam a dar sinais de revolta com a situação e cobram logo um posicionamento da Justiça. Nesta terça-feira (21), por exemplo, faixas de protesto foram afixadas nas passarelas ao longo do trecho da Rodovia Rio-Santos, que corta a cidade, com mensagens como “chega! Itaguaí pede socorro”, “fora Rubão” e “Itaguaí não aguenta mais!”
Rubão era presidente da Câmara de Vereadores e assumiu a Prefeitura com a cassação do então prefeito Carlos Bussatto, o Charlinho, em junho de 2020. No cargo e disputou as eleições daquele ano, mas mesmo alertado sobre o impedimento, insistiu com a candidatura em 2024.
Repeteco – Itaguaí está vivendo situação semelhante a verificada em Itatiaia em 2020, quando o então prefeito Eduardo Guedes, o Dudu, entrou na disputa eleitoral mesmo sabendo que não poderia ser candidato, pois já estava na condição de reeleito. Foi para as urnas sub judice, ganhou as eleições, mas não levou. Em vez de enfiar a viola no saco e ir tocar em outro terreiro, continuou insistindo e o que conseguiu foi prejudicar o município, que só foi ter nova eleição em março de 2022.
Graças ao tumulto criado por Dudu, que recorreu à Justiça vária vezes para impedir o pleito suplementar, Itatiaia teve três prefeitos interinos em um ano e dois meses, período em que ocorreram vários escândalos de corrupção que resultaram em afastamento de agentes públicos de suas funções, e até em prisões.
Dudu impetrou vários recursos e perdeu todos, mas conseguiu manter seu grupo no governo com gestores interinos por um longo período. Rubão está indo pelo mesmo caminho. Se deu mal em todos os recursos até agora.
Matérias relacionadas: