Santana põe alfabetização na idade certa como maior prioridade do MEC

Combate à evasão escolar também será tarefa prioritária

O novo ministro da Educação, Camilo Santana (foto), assumiu o cargo ontem (2), na sede da pasta, em Brasília, colocando como “prioridade absoluta” a alfabetização na idade certa de crianças do ensino básico. Ele citou dados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), segundo os quais uma em cada três crianças não aprende a ler e escrever na idade certa. De acordo com os dados mais recentes, houve aumento, por exemplo, de 66% no número de crianças de seis e sete anos que não sabem ler e escrever durante a pandemia de covid-19, entre 2019 e 2021.

O fim do negacionismo: Ministra diz que gestão na Saúde será pautada pela ciência e diálogo

A ministra da Saúde, Nísia Trindade (foto), afirmou nesta segunda-feira, 2, que sua gestão à frente da Pasta será pautada pela Ciência e diálogo entre comunidades científicas e sociedade. Em sua cerimônia de investidura de cargo, em Brasília, a cientista mencionou o governo de Jair Bolsonaro e disse que o governo que se encerrou trouxe um período de “obscurantismo e negação da ciência e cultura''.

A cientista e pesquisadora é a primeira mulher a chefiar a Pasta, assim como foi a primeira a presidir a Fundação Oswaldo Cruz, a Fiocruz. Durante o evento nesta segunda, o Conselho Deliberativo da Instituição prestou uma homenagem à nova ministra. Em seu discurso, Nísia reforçou a importância dos laboratórios públicos e citou, além da Fiocruz, o Instituto Butantan, responsável pela produção da CoronaVac.

Licença de Daniela do Waguinho para ocupar ministério causa alívio nos ambientes de poder em Nilópolis

● Elizeu Pires

Dizem nos corredores do poder em Nilópolis, na Baixada Fluminense, que o município tem dois prefeitos, um de fato e outro de direito, por conta da influência que o ex-deputado Ricardo Abrahão estaria exercendo no governo do prefeito Abraão David Neto, o Abraãozinho David, eleito em novembro de 2020.

Além do presidente, 27 governadores tomam posse neste domingo 

Dezoito governadores foram reeleitos; nove assumem pela primeira vez

Além do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva, tomam posse neste domingo (1º) todos os governadores nas 27 unidades da federação. Nas eleições ocorridas em outubro do ano passado, 18 mandatários foram reeleitos. Nove assumem o cargo de governador pela primeira vez.

Novo governo terá 11 ministérios comandados por mulheres

Mulheres vão chefiar quase um terço da Esplanada dos Ministérios

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva concluiu esta semana a composição da Esplanada dos Ministérios de seu próximo governo. De um total de 37 pastas, 11 serão comandadas por mulheres. Quando ainda estava em campanha, Lula já havia se comprometido a aumentar a participação feminina no governo.

Daniela do Waguinho como ministra é frustração para ex-prefeito de Caxias e deputado metido a senhor da política no estado

● Elizeu Pires

Luizinho há muito que sonha em ser ministro, mas vai ter que se contentar com o controle da Saúde no estado, enquanto Washington vai precisar de uma liminar no no STF para poder assumir qualquer coisa no governo Castro A confirmação do nome da deputada mais votada no estado para compor o governo Lula calou a boca de muita gente. Mais que isso, deixa frustrado o deputado Luiz Antonio Teixeira Junior, o Dr. Luizinho, que sonha ser ministro de alguma coisa - de preferência da Saúde - desde a gestão do presidente Michel Temer. No governo Bolsonaro a assessoria do parlamentar chegou a plantar notas na imprensa para dizer que ele substituiria Luiz Henrique Mandetta na pasta, e depois, o general Pazzuelo. Deu ruim...

Como deve ser a composição dos 37 ministérios do governo lula; veja nomes cotados

O presidente diplomado Luiz Inácio Lula da Silva (PT) promoverá um rearranjo da máquina pública federal ao turbinar o número de ministérios dos atuais 23 para 37. O número foi confirmado pouco pelo futuro ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa. As mudanças contemplam, por exemplo, a divisão dos ministérios da Economia em quatro, da Infraestrutura em dois e do Desenvolvimento Regional em outros dois.

O Gabinete de Segurança Institucional (GSI), segundo fontes, deixará de ser uma pasta da Esplanada. A Secretaria de Comunicação Social (Secom), por outro lado, vai ganhar status de ministério, como no governo Dilma Rousseff (PT).

Em discurso duro contra ataques à democracia, Alexandre de Moraes pede que Lula promova paz

Em discurso realizado na diplomação do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT), na tarde desta segunda-feira (12), o ministro Alexandre de Moraes, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), condenou duramente os ataques à democracia feitos ao longo do processo eleitoral. “A diplomação tem duplo significado. Além do reconhecimento de vitória da chapa atesta a vitória plena e incontestável da democracia e do estado de direito contra ataques antidemocráticos”, afirmou o ministro.

Ele destacou, ainda, que a desinformação e discurso de ódio foram proferidos por “diversos grupos organizados” que já foram identificados e garantiu que eles “serão integralmente responsabilizados para que isso não retorne nas próximas eleições”. Moraes também fez um apelo pela pacificação do país e disse que Lula governará para mais de 215 milhões de brasileiros a partir de 1º de janeiro. “Senhor presidente eleito, atividade política deve ser realizada sem ódio, sem discriminação e sem violência. A consequência do ódio e da violência é vazio e mágoa”, afirmou. “Encerra assim mais um ciclo democrático com respeito à soberania popular e à Constituição e com o seu término as paixões eleitorais devem ser substituídas pelo respeitoso embate” de ideias, ressaltou o ministro.