Junho Ambiental: MPF articula ações para salvar planta nativa da Serra do Tinguá em perigo crítico de extinção

A meta é evitar o desaparecimento definitivo da Sinningia helleri - Foto: Divulgação O Ministério Público Federal (MPF) tem cobrado medidas e ações urgentes para evitar o desaparecimento definitivo da Sinningia helleri, uma espécie da flora nacional criticamente ameaçada de extinção. Endêmica da região da Serra do Tinguá (RJ) e considerada extinta por 151 anos, a planta foi redescoberta em 2015.

Uma das iniciativas foi uma recomendação, acatada por órgãos do poder público e instituições voltadas ao meio ambiente, com uma série de medidas para evitar o risco iminente de desaparecimento da espécie. Entre as ações estava o registro, identificação e catalogação das espécies, além de medidas de proteção imediata.

Garotinho vai anunciar pré-candidatura a governador pelo mesmo partido de André Português, que já confirmou a sua

● Elizeu Pires

A ciência é muito clara quando diz que "dois corpos não ocupam o mesmo lugar ao mesmo tempo", mas em política, pelo menos até o martelo ser batido nas convenções partidárias, a coisa é bem diferente. É que o ex-prefeito de Miguel Pereira, André Português, lançou ontem (8), sua pré-candidatura a governado do Rio de Janeiro pelo Republicanos, legenda a qual o ex-governador Anthony Garotinho (foto), que, pelo menos por enquanto, diz que pretende concorrer ao comando do estado. Se não mudar de ideia até – como já aconteceu outras vezes – Garotinho deve anunciar sua pré-candidatura na próxima quarta-feira (13).

Meriti: Projeto Educação e Justiça premia as melhores redações

Iniciativa idealizada pela juíza federal Cláudia Valéria promoveu cidadania e reflexão sobre direitos humanos entre alunos da rede municipal

Foto: Divulgação A Prefeitura de São João de Meriti realizou a premiação das melhores redações do projeto “Educação e Justiça”. A iniciativa, conduzida pela Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia a partir de proposta da juíza federal Cláudia Valéria Bastos Fernandes, reuniu autoridades, familiares e profissionais da rede municipal. Oito alunos de diferentes escolas foram reconhecidos pelo desempenho e pela reflexão crítica nos textos. Os vencedores receberam certificados e premiações, incluindo uma experiência com acompanhante em um hotel em Miguel Pereira e visita ao Parque dos Dinossauros.

Japeri: MP atende pedido da Prefeitura e expede recomendação ao DER para adoção de medidas emergenciais na RJ-125

Equipes do DER estão atuando na rodovia - Foto: Divulgação O controle da RJ-125 passou, desde a manhã desta sexta-feira (13), para o Departamento de Estradas de Rodagem (DER), após interdição por 15 dias da via por riscos de deslizamentos.A pedido da Prefeitura de Japeri, a 2ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva do Núcleo Nova Iguaçu recomendou ao órgão que apresente, também nesta sexta-feira, laudo com as ações emergenciais que serão realizadas na rodovia. O pedido foi feito durante audiência on-line, no último dia 10/03. Ainda na reunião, conforme documento do MPRJ, a prefeitura se comprometeu a manter até o dia 12/03, de forma excepcional, o sistema de siga e pare instalado desde o dia 28 de fevereiro na Rua Albatroz, no bairro Beira-Rio, para onde os veículos foram desviados. A interdição da RJ-125, embora a rodovia seja de total responsabilidade do DER, foi tomada com base no laudo do Departamento de Recursos Minerais (DRM) e também dos técnicos especializados da Prefeitura, que têm feito constante monitoramento do local afetado pelos deslizamentos após as chuvas dos dias 26 e 27 de fevereiro. Durante cerca de 15 dias, a gestão municipal, em esforço conjunto com todas as secretarias municipais, manteve o sistema de siga e pare dia e noite, com a presença de 12 pessoas, além de disponibilizar transporte com duas vans, das 5h às 21h, para manter a mobilidade dos moradores. No dia 05/03, a prefeita Fernanda Ontiveros se reuniu com o prefeito de Miguel Pereira, Pedro Paulo Quinzinho, e ainda com o diretor do DER, José Milton, na tentativa de encontrar soluções que resolvam o problema, já que 90 casas construídas próximas à RJ, no bairro Beira-Rio, podem sofrer as consequências de um possível desastre natural.A Prefeitura interditou algumas residências na Rua Albatroz e tem cadastrado as famílias para o caso de algum tipo de ajuda social ou remoção.

Japeri decreta estado de emergência após 100mm de chuva em 24 horas: Prefeita reúne secretários para coordenar ações nas áreas mais atingidas

A prefeita Fernanda Ontiveros reuniu os secretários para implantar as ações necessárias - Foto: Divulgação Após registrar cerca de 100 milímetros de chuva nas últimas 24 horas, volume equivalente ao esperado para todo o mês, a Prefeitura de Japeri decretou situação de emergência nas áreas afetadas. A medida foi oficializada por meio do Decreto nº 3.765, diante dos impactos provocados pelos temporais, que causaram alagamentos, deslizamentos, interdições e comprometeram trechos da RJ-125, importante via de ligação entre Japeri e Miguel Pereira.

Desde as primeiras horas do dia, a prefeita Fernanda Ontiveros esteve em campo acompanhando as ocorrências e, ao fim do dia, coordenou os trabalhos no Gabinete de Crise, instalado para centralizar decisões estratégicas. O espaço contou com a participação do vice-prefeito Carlos Januário e de todo o secretariado municipal.

Sete prefeitos do Centro-Sul Fluminense decidem ir à Justiça contra eleição do presidente do Consórcio de Saúde

E que os prefeitos Cláudio Mannarino (Comendador Levy Gasparian), Breno Junqueira (Sapucaia), José Carlos do Mariani (São José do Vale do Rio Preto), Gutinho (Areal) e Jorge Henrique (Mendes) e Felipe Guido, secretário de Saúde de Três Rio, em protesto, se retiraram da reunião, porque o prefeito de Paraíba do Sul,  Júlio Canelinha, que era candidato a presidente, foi impedido de votar, junto os representantes de São José do Vale do Rio Preto e Três Rios, foram impedidos de votar, decisão tomada sob alegação de inadimplência.

O consórcio, formado por 11 municípios, vinha sendo presidido pelo prefeito de Miguel Pereira, André Português, por oito anos. Isso aconteceu contrariando a lei federal Lei 11107 de 2005, que diz que cada presidente só pode se reeleger uma vez para um mandato de dois anos, o que obriga a mudança na liderança a cada quatro anos.

Iguá dá início a dragagem histórica das lagoas na Zona Oeste do Rio

A concessionária de saneamento convida toda a sociedade para participar do movimento "Juntos pela vida das lagoas"

A concessionária de saneamento básico Iguá vai investir R$ 250 milhões na dragagem no Complexo Lagunar da Barra e de Jacarepaguá, e com o início oficial das obras lança o movimento “Juntos pela vida das lagoas”. Em paralelo à intervenção, a concessionária promoverá a conscientização da sociedade sobre a importância da preservação do complexo lagunar e como ela está diretamente ligada a bons hábitos que podem ser incorporados no nosso dia a dia. A obra, que têm duração prevista de 36 meses, vai remanejar o equivalente a quase mil piscinas olímpicas de sedimentos finos do fundo das lagoas para melhorar a qualidade hídrica do Complexo Lagunar.

TSE anula cassações de prefeito e vice-prefeito de Búzios e cancela eleição suplementar que havia sido marcada para o final do mês

Alexandre Martins volta ao cargo imediatamente - Foto: Reprodução O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) reformou a decisão do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) que havia cassado os mandatos do prefeito e do vice-prefeito de Armação dos Búzios (RJ), Alexandre Martins e Miguel Pereira, por suposto abuso de poder econômico nas eleições de 2020. Com a decisão desta quinta-feira (18), foi cancelada a nova eleição para os cargos, que estava marcada para 28 de abril. Os políticos deverão, agora, retornar aos cargos.

Por maioria de votos (4 a 3), o Plenário acompanhou a linha de voto do ministro Floriano de Azevedo Marques, que acolheu o recurso da chapa afastada. De acordo com o ministro, as provas do processo não demonstraram que o dinheiro, apreendido dentro de um carro de um suposto apoiador dos candidatos, estava sendo utilizado para a compra de votos de eleitores no dia da votação, ou que teria ocorrido a distribuição de outras vantagens.

Morosidade no trâmite de recurso que mantém prefeito cassado no cargo gera desconfiança de “perda de interesse” em Búzios

● Elizeu Pires

Com o mandato cassado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro – em decisão tomada por unanimidade em 9 de setembro de 2022 –, o prefeito de Armação dos Búzios, Alexandre Martins (foto), está pendurado numa liminar, se mantendo no cargo de forma precária há mais de um ano. Sua queda depende do resultado de um julgamento no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que não acontece de jeito algum, sabe-se lá por que, mas o que se comenta nos ambientes políticos locais é que o PDT, que seria o maior interessado, não estaria pressionando para a entrada do processo em pauta.