GM de Nilópolis adota armas não letais fabricadas em Nova Iguaçu

Dispositivos já estão sendo usados pelos agentes

Os agentes da Guarda Civil Municipal de Nilópolis, na Baixada Fluminense, passaram a utilizar o dispositivo incapacitante elétrico, do modelo Spark, e o spray de gás de pimenta, classificados como Instrumento de Menor Potencial Ofensivo (IMPO), equipamentos adotados normalmente pelas guardas civis de cidades com alta densidade demográfica. Os dispositivos são fabricados por uma empresa de tecnologias não letais sediada em Nova Iguaçu, a Condor, que também oferece treinamento. Para capacitar os guardas no emprego do armamento a Secretaria Municipal de Segurança promoveu dois cursos, que foram ministrados pelo chefe da área do setor de treinamento da empresa, Ricardo Soares e o instrutor da Academia da Guarda Municipal do Rio, Fábio André do Nascimento.

Exposição conta a história de Madre Teresa em Paracambi

Evento será aberto hoje e vai até o dia 12 de outubro

Realizada simultaneamente em vários países pela instituição Missionárias da Caridade, será aberta na próxima terça-feira, em Paracambi, a exposição oficial sobre a Vida, Obra e Espiritualidade de Madre Teresa de Calcutá, pela causa da canonização. A mostra, que já foi vista por cerca de sete mil pessoas em Nova Iguaçu, Nilópolis e Queimados, estará no espaço cultural, na antiga fábrica de tecidos Brasil Industrial. A exposição apresenta fotos, textos, objetos, cenografia e mensagens sobre a espiritualidade de Madre Teresa, com os painéis organizados de forma cronológica, apresentando textos em português e espanhol, além de uma réplica cenográfica do quarto onde ela vivia. Também há relíquias, cópias de documentos, cartas e prêmios por ela recebidos, inclusive o Nobel da Paz, versão de 1979 e um oratório. A abertura oficial será às 14 desta terça-feira e ficará aberta até o dia 11 de outubro, das 9h as 19h. O espaço fica na Rua Sebastião Lacerda.

Deputados da Baixada ajudam a salvar Temer

Felipe Bornier é o único representante da Baixada Fluminense que votou contra o presidente Michel Temer Só Felipe Bornier votou contra o arquivamento do processo

Quatro dos cinco representantes dos municípios da Baixada Fluminense votaram contra o prosseguimento do processo com a denúncia de prática de corrupção passiva aberto contra o presidente Michel Temer. Apenas o deputado Felipe Bornier (PROS) votou a favor do afastamento de Temer para que ele pudesse ser processado e julgado pelo Supremo Tribunal Federal. Foram votos favoráveis ao presidente da República os dos parlamentares José Augusto Nalim (PMDB), Rosangela Gomes (PRB), Simão Sessim (DEM) e Walney Rocha (PEN). As opiniões sobre o posicionamento de Rosangela e Walney, ambos com base eleitoral em Nova Iguaçu, se dividem. Sobre Walney o entendimento é o de que ele teria trocado o voto por emenda ou cargos no governo. Quanto à deputada da bancada da Igreja Universal do Reino de Deus, a opinião de alguns eleitores iguaçuanos é de que ela apenas cumpriu o papel de defender os interesses da seita fundada pelo bispo Edir Macedo, que tem um significativo bloco parlamentar em Brasília e outros em várias assembleias legislativas pelo Brasil a fora.

Licitação da merenda é questionada em Saquarema

Concorrentes teriam encontrado dificuldades para conseguir o edital e ficado de fora do processo

Vencido pela empresa Markleo Comércio e Serviços – sediada em Nilópolis, na Baixada Fluminense –, o Pregão 001/2017 deverá ser algo de investigação. Representação nesse sentido será encaminhada ao Ministério Público nos próximos dias, a exemplo do que ocorreu com a licitação (Pregão 002/2017), aberto pela Prefeitura para realização de eventos de verão. Dessa vez o questionamento é sobre o processo licitatório para compra de merenda escolar, que foi homologado no dia 6 de fevereiro, no valor de R$ 4.157.742,50. De acordo com representantes de empresas que ficaram de fora do certame, a Prefeitura teria dificultado a retirada do edital, o que os impediu de participar do pregão. O setor de licitações da administração municipal de Saquarema é comandado por Valéria Santana Herdy, citada em processos que tramitam na Vara Única da cidade, ações movidas pelo MP por suposto crime em licitações que teria ocorrido durante a gestão do prefeito Augusto Tinoco.

Baixada ganha este mês um Hospital de Traumato-Ortopedia

Readequado, o HEVMC vai funcionar só com essa especialidade a partir de junho

A Secretaria estadual de Saúde confirmou para este mês a inauguração do Hospital de Traumato-Ortopedia da Baixada Fluminense. A unidade vai funcionar em Nilópolis, no prédio do antigo Hospital Estadual Vereador Melchiades Calazans, que entrou em obras no final do ano passado e já está pronto para iniciar o atendimento. Segundo o secretário Luiz Antonio Teixeira Junior, o HTO da Baixada contará com um centro de ortopedia específico para idosos e vai desafogar a emergência do Hospital Geral de Nova Iguaçu, além de absorver parte da demanda de outras unidades especializadas, como o Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into). Luiz Antonio explicou que a mudança de perfil do HEVMC faz parte do projeto de readequação da rede estadual, iniciada com a especialização de algumas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).

Maricá perde um federal e ganha outro

Fabiano Horta assume a Prefeitura de Maricá em janeiro e Marcelo Delalori, primeiro suplente do PR, ocupará a vaga aberta com a saída de João Ferreira, eleito prefeito de Meriti O ano de 2017 vai começar com mudanças na Alerj e na bancada fluminense em Brasília

As vitórias de Bernardo Rossi em Petrópolis e de Wagner dos Santos Carneiro em Belford Roxo resolvem a vida dos dois primeiros suplentes do PMDB na Assembléia Legislativa. Eles já estão exercendo mandatos e são velhos conhecidos na Casa que , com os resultados das eleições municipais deste ano, abre sete vagas, mas só conhecerá mesmo um nome novo: Silas Rodrigues Bento, vice-prefeito de Cabo Frio, passou para a primeira suplência da coligação PPS/PSDB/DEM com o falecimento de Gerson Bergher e assumirá a cadeira do deputado José Luiz Nanci, eleito para a Prefeitura de São Gonçalo. Com Jorge Moreira Theodoro, o Dica e Jairo Souza Santos assumindo a titularidade, os agora primeiro e segundo suplentes do PMDB, Ana Paula Rechuan e Thiago Monteiro ficam com vagas garantidas no licenciamento de Rafael Picciane e de Paulo Melo, hoje exercendo cargos de secretário.

Magé e Japeri mantém salários em dia

Apesar da crise os prefeitos Rafael Tubarão e Timor tem conseguido honrar os compromissos Alguns municípios da região estão deixando os servidores em dificuldades 

Com acentuada perda de receita e sem nenhum repasse por parte do governo estadual que deixou de cumprir os convênios sociais, os municípios que formam a Baixada Fluminense estão mergulhados na crise, deixando, inclusive, de pagar os salários dos servidores. Os prefeitos de Belford Roxo e Japeri decretaram estado de calamidade financeira, mas o segundo tem mantido os salários em dia, embora o prefeito Ivaldo Barbosa Santos, o Timor venha contando centavos para garantir os serviços essenciais. A 86 quilômetros de Japeri, Magé também está com as finanças combalidas, mas os compromissos, aponta o prefeito Rafael Santos de Souza, o Rafael Tubarão, estão sendo cumpridos, quando a crise tem provocado até corte no fornecimento de energia elétrica por falta de pagamento, como aconteceu recentemente com as prefeituras de Queimados e Itaguaí, que ficaram às escuras. Em algumas cidades há quem está desde julho sem receber.

IBPS aponta vitória de Farid em Nilópolis

De acordo com a pesquisa Farid Abrão teria hoje mais votos que todos os adversários juntos Atual prefeito está em segundo lugar com uma diferença de 24%

Se as eleições fossem hoje o deputado estadual Farid Abrão David, candidato a prefeito de Nilópolis pelo PTB, estaria eleito com 51,01% dos votos. É o que revela pesquisa realizada esta semana pelo IBPS, registrada na Justiça Eleitoral sob o número sob nº RJ- 04334/2016. De acordo com a amostra, o prefeito Alessandro Calazans (PMDB), está em segundo lugar, com 26,08 pontos percentuais. Wilson Josuilson Soares (Rede) tem 1,5% das intenções de voto e Wenderson Dias Ribeiro (PSOL) 0,5%. O IBPS entrevistou 601 eleitores entre os dias 24 e 25 de setembro e a consulta tem intervalo de confiança de 95% e margem de erro de 4% para mais ou para menos. De acordo com os números, 10% dos eleitores ainda não decidiram em quem votar, 9,3% pretendem votar em branco ou anular o voto e 0,8% não responderem ao questionário.

E o vale tudo já começou em Magé

No município de Magé, onde a esperança se depara com o medo, a disputa ganha atenção especial das autoridades Desespero põe fogo na campanha. Lema é vencer a todo custo a eleição da vida do clã que esteve no poder por quase duas décadas e dele foi retirado pela força da Justiça

O alerta vermelho acendeu no quartel general da campanha do candidato a prefeito de Magé pelo PR, Renato Cozzolino Harb e a ordem, segundo membros do grupo, "é partir para cima dos adversários", reunir esforços para tentar vencer a disputa eleitoral que pode ser a da vida do clã que deteve o poder por cerca de 20 anos e dele foi retirado pela Justiça. O vale tudo já ganhou as ruas do município e nesta semana aconteceram confrontos nada amistosos em Fragoso, Piabetá e Surui. Nesta última localidade quem estava ao microfone era a mãe do candidato, a ex-deputada Jane Cozzolino, que até dia desses se encontrava foragida da Justiça, que havia decretado a prisão preventiva dela. Em Suruí os gritos estridentes eram de ataque e não de propostas. Ela também falava de uma pesquisa de intenção de votos atribuída ao IBPS, cujo resultado não foi veiculado por nenhum órgão de imprensa e nem mesmo pelo próprio instituto em seu site, página oficial na qual estão disponibilizados relatórios completos de consultas de intenção de votos feitas no Rio, São Gonçalo, Nova Iguaçu e Nilópolis, não fazendo qualquer menção ao município de Magé.  Para que os eleitores se sintam mais seguros a Justiça Eleitoral pediu a presença da Força Nacional de Segurança, que estará atuando no município.

PHS faz a maior plenária de toda a sua história

Comandado pelo prefeito Sandro Matos (de São João de Meriti), o PHS foi ampliado para todo o estado (Foto: Luiz Alberto) O Partido Humanista da Solidariedade PHS reuniu mais de 10 mil pessoas no Imperial

Com participação garantida em todos os municípios fluminenses, lançando candidaturas a vereador, prefeito ou compondo chapas, o Partido Humanista da Solidariedade (PHS) é a legenda que mais cresceu no estado em número de filiados. Prova disso é a plenária realizada no Paço Imperial, no centro do Rio, onde reuniu mais de 10 mil pessoas. “Quem achava o PHS um partido nanico, se enganou. Hoje, apresento ao Rio de Janeiro um PHS grande. Muitos vieram em caravanas de várias cidades e nunca se viram”, disse o presidente estadual, o prefeito de São João de Meriti, Sandro Matos, que nos últimos três meses percorreu todo o estado para formar diretórios e formar alianças.