Discriminada por “políticos-zona-sul”, Baixada Fluminense deu 60% dos seus votos a candidatos de fora em 2018 sem nada receber em troca

● Elizeu Pires

Molon teve 33.086 votos na Baixada em 2018, e o que se pergunta é o que a região ganhou com isso - Foto: Câmara dos Deputados A Baixada Fluminense nunca recebeu tantos investimentos como nos últimos dois anos, com bairros inteiros transformados em verdadeiros canteiros de obras, mas as coisas poderiam ser bem melhores, se os moradores soubessem usar a força que tem, segundo avalia gente que conhece os números locais.

Nilópolis tem mais de 106 mil moradores beneficiados pela Águas do Rio

Entre melhorias destaca-se a revitalização do conjunto de bombeamento do serviço de abastecimento de água na cidade

Diretores da Águas do Rio se reuniram com o prefeito Abraão Davi Neto - Foto: Divulgação Em sete meses de operação, a Águas do Rio tem atuado de forma expressiva em Nilópolis, impactando positivamente mais de 106 mil moradores. Obras de implantação de novas redes de abastecimento, que ampliam a oferta de água, além de estudos técnicos que permitem uma melhor e maior distribuição do recurso hídrico, são algumas das principais intervenções realizadas.

Um encontro para o bem

Em sua última visita à Baixada Fluminense o governador Claudio Castro teve um encontro proveitoso com uma personalidade que se preocupa muito com as famílias mais carentes.  Trata-se do juiz de Direito Luiz Alberto Barbosa, que atua na Comarca de Nilópolis. O magistrado é autor do livro é o autor do livro “Mundo Real, Reflexões Cotidianas”, e mantém, junto com a esposa, o projeto social “Amor ao Próximo”.

O homem que se esforça para promover a verdadeira justiça no tribunal é o mesmo que tem levado alegria a muita gente na região e em bairros da Capital, mostrando que a solidariedade pode contribuir para mudar a realidade de muitos.

Casa cheia para receber André Ceciliano em Mesquita

Pré-candidato ao Senado debateu propostas para a Baixada Fluminense

Mais de 2500 pessoas lotaram o Mesquita Tênis Clube para receber o pré-candidato ao Senado pelo PT, André Ceciliano, neste domingo (29). Dos 12 vereadores da cidade, 11 marcaram presença, além secretários municipais e pré-candidatos a estadual e federal nas eleições deste ano. Atual presidente da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), André fez um breve balanço da sua trajetória, marcadamente ligada à região, ressaltando que seu objetivo é ser o senador da Baixada Fluminense.

Mesquita recebe André Ceciliano para bate papo neste domingo em debate sobre os problemas da Baixada Fluminense

Cidadão da Baixada, André gosta de ser reconhecido como um filho da região Lideranças políticas da Baixada Fluminense, estarão neste domingo (29), às 11h, num encontro em torno do deputado estadual André Ceciliano, pré-candidato ao Senado pelo PT, no Mesquita Tênis Clube, no centro da cidade. Batizado como “Bate Papo com André”, a ideia é fazer uma conversa informal sobre temas de interesse do município e da região como um todo, como segurança, emprego, saúde, educação e transporte público.

Presidente da Assembleia Legislativa desde 2017, quando assumiu primeiro interinamente e, depois, foi eleito duas vezes consecutivas (2019 e 2021) para voltar ao posto, André é nasceu em Nilópolis, morou em Japeri e cresceu em Paracambi, cidade que governou duas vezes (2001-2008). Um currículo que faz dele, como gosta de dizer, “um cidadão da Baixada”.

Uma justa homenagem

O procurador de Justiça Eduardo Lima Neto foi homenageado pela Assembleia Legislativa com a Medalha Tiradentes, honraria concedida a ele por indicação dos deputados Delegado Carlos Augusto e André Ceciliano. Eleito presidente da Caixa de Assistência do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (CAMPERJ), ele atuou antes em vários setores do Ministério Público, tendo coordenado 11º CRAAI, Centro de apoio administrativo institucional de Nova Iguaçu, que abrange os municípios de Nilópolis, Mesquita, Belford Roxo, Queimados e Japeri, onde buscou manter estreita relação com os promotores, servidores e agentes políticos dos municípios da Baixada Fluminense.

Parte mais alta de Nilópolis terá sistema de água melhorado

Promessa é da direção da concessionária Águas do Rio

Os diretores da concessionária se reuniram com o prefeito da cidade - Foto: Divulgação/Águas do Rio Os moradores dos bairros Novo Horizonte, Cabuís, Paiol, Olinda e Morro da Mina, localizados na parte mais alta de Nilópolis, na Baixada Fluminense, vão ter o abastecimento de água melhorado com a realização de obras e implantação de um novo sistema de bombeamento. A promessa foi feita ao prefeito da cidade, Abraão Davi Neto, Abraãozinho, pelo conclui o diretor executivo da concessionária Águas do Rio, Vitor Hugo, em resposta a uma reivindicação do governante.

Comunidade do Sebinho, em Mesquita, recebe implantação de rede para beneficiar mais de três mil moradores

Moradores da comunidade do Sebinho, localizada no bairro Rocha Sobrinho, em Mesquita, estão contando os dias para receber água encanada e tratada em suas casas. Carlos Alberto de Oliveira vive na região desde que nasceu e acompanha de perto a construção das novas redes de água. “Para ter água aqui, damos nosso jeito. A gente pega água fora da comunidade para cozinhar, tomar banho, lavar roupa ... sempre foi assim. Agradeço muito por terem chegado aqui e, finalmente, olhado por nós. Agora será diferente”, disse Carlos.

Segundo o diretor executivo da concessionária, Vitor Hugo, será implantado um quilômetro de rede e realizadas cerca de 800 novas ligações de água. “Identificamos que o Sebinho nunca teve abastecimento. Por isso, decidimos começar por essa comunidade. Estamos trabalhando para finalizar esta etapa o mais rápido possível e em seguida, daremos continuidade no entorno, beneficiando os moradores de Vila Norma e Rocha Sobrinho”, destaca.

Para refletir… Somos cruéis?

Por: Luiz Alberto Barbosa

No que estamos nos tornando? Diante de uma catástrofe surgem pessoas querendo tirar vantagens. Vemos pessoas aflitas e sequer esboçamos reação, e seguimos em nossas lanchas, comendo, bebendo, ostentando, querendo ser rei no meio de gente tão modesta, e agindo como se não fosse conosco. Será que deve ser assim? Ou é o nosso jeito de sobreviver? Não comendo lixo concreto, mas remoendo lixo moral e fingindo que está tudo bem.