Amanhã (5) encerra o prazo dado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro para os partidos interessados em concorrer nas eleições suplementares marcadas para Itatiaia e Santa Maria Madalena. No dia 11 de abril os eleitores dos dois municípios estarão retornando às urnas para escolha de prefeito e vice.
A decisão por novas eleições nas duas cidades aconteceu em meados de dezembro do ano passado em sessões do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mas a data só foi definida no dia 4 de fevereiro. No caso de Itatiaia, a corte acatou um recurso do Ministério Público Eleitoral (MPE) e confirmou a ilegalidade da candidatura do ex-prefeito Eduardo Guedes (Dudu), que buscava um terceiro mandato consecutivo, o que é vedado pelo artigo 14 da Constituição Federal.
Em relação a Santa Maria Madalena, Clementino da Conceição, candidato a prefeito mais votado, concorreu com o registro de candidatura impugnado. Ele recorreu ao Tribunal Superior Eleitoral, mas colegiado negou provimento a um recurso apresentado por ele.