MP corrige omissão da Câmara de Porto Real

Já na solenidade de posse Serfiotis já se mostrava muito abatido. Agora será substituído por Ailton Marques

Conseguindo na Justiça ordem para empossar o vice-prefeito

O presidente da Câmara de Vereadores de Porto Real, Gilberto Caldas, aprendeu à força que a Casa não pode fazer o que bem entende e que o limite é a lei. A Justiça determinou o afastamento imediato do prefeito Jorge Serfiotis que, gravemente doente, não tem condições de exercer suas funções, mas vinha sendo mantido no cargo assim mesmo. Com a decisão tomada pela juíza Priscilla Dickie Oddo, o vice-prefeito Ailton Marques terá de ser empossado. O afastamento – com suspensão do salário – foi pedido pelo Ministério Público em ação civil pública e vale por 180 dias. Na verdade, o MP agiu diante da omissão dos integrantes do Poder Legislativo, que mesmo conhecedores da gravidade do estado de saúde do prefeito e sabendo que Serfiotis não estava mais comparecendo à Prefeitura e se encontra internado no Centro de Terapia Intensiva do Hospital Samer, em Resende, não tomaram nenhuma providência para que a administração municipal não ficasse acéfala.

A Câmara de Vereadores ainda não informou se o presidente Gilberto Caldas já foi notificado pela Justiça sobre a determinação de empossar o vice-prefeito nem se a posse de Ailton Marques está marcada. A situação remete a fato ocorrido em 2015, quando Caldas demorou muito para ser encontrado pelos oficiais de justiça quando o então vereador Sergio Hots conseguiu recuperar o cargo de presidente que estava sendo exercido por Gilberto.

Para sustentar o pedido de afastamento o Ministério Público fez varias diligencias na Prefeitura, comprovando que Serfiotis não comparece à sede do governo municipal em razão do tratamento que está recebendo por conta de um câncer.

 

Matérias relacionadas:

Câmara estaria “embarreirando” o vice de Porto Real

Estado de saúde do prefeito deixa Porto Real na incerteza

Porto Real quer a saída do seu prefeito

Porto Real quer saber quem está governando

Envie seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.