Uma Câmara “mal-assombrada”: Vereadores de Itatiaia são afastados pela Justiça por manter funcionários fantasmas e suspeita de “rachadinha”

● Elizeu Pires

Em julho de 2019 o juízo da Vara Única de Itatiaia, município do Sul do estado do Rio de janeiro, determinou o bloqueio dos bens do vereador Vander Leite Gomes, que havia sido denunciado pelo Ministério Público por improbidade administrativa, sob a acusação de manter um assessor que recebia salários sem trabalhar. Cerca de dois anos depois, em março de 2021, foi denunciado o então segundo vice-presidente da  Câmara, Alexandre dos Santos Campos, mais conhecido como Tim Campos, acusado de ter em seu gabinete um casal de assessores, que também recebia sem trabalhar.

Ontem (22), dois parlamentares voltaram a ser notícia ao lado de mais um membro do Legislativo itatiaiense, Eduardo Pereira, o Dudu Pereira. É que os três vereadores foram afastados de seus mandatos pela Justiça, decisão tomada em processo no qual foram denunciadas 28 pessoas, entre vereadores, ex-vereadores e 22 servidores nomeados em cargos comissionados na Câmara Municipal.

Ao todo foram oferecidas pela 1ª Promotoria de Tutela Coletiva (Núcleo Resende) sete denúncias contra o grupo, que vai responder por peculato, falsidade ideológica e associação criminosa. Na denúncia a Promotoria cita um esquema que teria sido montado com o objetivo de “nomear funcionários fantasmas e desviar a verba destinada ao pagamento dos vencimentos”.  

De acordo com o MP, as investigações “confirmaram não só o vínculo empregatício paralelo que os 22 servidores fantasmas mantinham, mas também o cumprimento de cargas horárias incompatíveis com o exercício de qualquer outra atividade de trabalho”.

*O espaço está aberto para manifestação dos citados na matéria

Matérias relacionadas:

Suposto ‘Fantasma’ causa bloqueio de bens de vereador em Itatiaia

Ministério Público ajuíza ação contra vereador de Itatiaia e dois assessores: denúncia cita suspeita de ‘rachadinha’

Envie seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.